Junho Alagoano realiza sua segunda edição

Redação 19/05/2021 às 16:39
Junho Alagoano realiza sua segunda edição

O Bloco Flor De Lis, coletivo artístico com sede no Rio de Janeiro, irá realizar em junho de 2021 a 2° edição do Junho Alagoano. Evento voltado para valorização e reconhecimento da arte de Alagoas. As atividades ocorrerão entre os dias 01 e 30 de junho, cobrindo todo o mês com shows de músicos locais, mesas de debate sobre literatura, teatro, cinema, movimento negro e oficinas de culinária típica do Estado, realizados num formato virtual.

O Junho Alagoano acontecerá através dos canais do Youtube Secult-AL, Fmac-Maceió e do Bloco Flor de Lis. Tem realização pelo Bloco Flor de Lis em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas e Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió.

A intenção original do grupo, revista por conta das medidas sanitárias necessárias, era de receber os artistas presencialmente, promovendo um intercâmbio entre os Estados. O Junho Alagoano também contará com a participação de cerca de 30 municípios alagoanos, que através de suas prefeituras e órgãos responsáveis pela cultura, indicarão artistas e outros participantes para figurar na programação do evento, visando maior integração entre a capital, Maceió, onde serão desenvolvidas as atividades, e o interior do Estado.

A primeira edição do Junho Alagoano aconteceu no ano de 2020, também num formato virtual por conta das medidas de isolamento de contenção do coronavírus no Brasil.

O Bloco Flor De Lis tem uma relação forte com Alagoas. Foi fundado em 2018 no Rio de Janeiro para celebrar o 70° aniversário do alagoano Djavan, com apresentação no carnaval de 2019, na Areninha Hermeto Pascoal, residência artística do grupo. Arena que fora nomeada em homenagem ao músico experimental alagoano Hermeto Pascoal.

Além do Junho Alagoano, o Bloco Flor de Lis tem como suas principais atividades a programação de apresentações durante o carnaval, oficinas gratuitas de percussão para os moradores de Bangu, assim como a produção artística da banda Sururu de Capote e eventos em homenagem à Djavan, como a maratona Djavânica, todas ultimamente realizadas de maneira virtual em respeito às medidas sanitárias de prevenção à COVID-19.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com