Liberação do acesso às praias nos fins de semana deve acelerar retomada do turismo

Redação 28/04/2021 às 08:40
Liberação do acesso às praias nos fins de semana deve acelerar retomada do turismo
As praias são consideradas um dos principais atrativos de Maceió. Foto: Arquivo Semtel

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ricardo Santa Ritta, comemorou a liberação do acesso às praias e ao calçadão da capital nos fins de semana, anunciada ontem (27) pelo Governo do Estado. Segundo ele, a flexibilização das medidas de isolamento social são extremamente necessárias e torna-se uma importante aliada na retomada do turismo, um dos segmentos que mais gera empregos e que foi muito prejudicado com a pandemia.

Além das praias, bares e restaurantes também poderão abrir aos fins de semana, até às 16h, com a liberação de música ao vivo. Academias, marinas e equipamentos similares também poderão funcionar aos sábados. As medidas levaram em consideração a queda no número de casos da Covid-19.

“As praias são nossos principais atrativos turísticos. Com a liberação aos finais de semana, retomaremos a ocupação em nossos hotéis, aumentaremos a procura por passagens aéreas e, por consequência, teremos mais turistas consumindo de restaurantes locais, ambulantes, artesãos, taxistas e contratando guias de turismo. A economia não pode parar e o turismo precisa voltar”, destacou.

Um levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mostra que os números de casos e mortes no estado diminuíram após quase três meses de alta. Ainda segundo dados recentes do Ministério da Saúde, Maceió conta com um dos maiores percentuais de aplicação de doses de vacina do Brasil, e isso também refletiu na tomada de decisão em relação às medidas restritivas. Até o dia 27 de abril, a capital contava com 238.248 pessoas vacinadas. Sendo 159.650 com a primeira dose e 78.598 com a segunda dose.

Além das medidas adotadas para combater a pandemia, Maceió também se destaca por oferecer uma grande variedade de experiências ao ar livre e pelo comprometimento dos segmentos turísticos com os protocolos sanitários, como disponibilização de álcool em gel 70% nos espaços, distanciamento, aferição de temperatura e o uso obrigatório de máscara.

Transparência

Para acompanhar esse avanço na vacinação em Maceió e garantir mais transparência nas informações e segurança aos maceioenses e turistas, a Prefeitura de Maceió criou o Vacina Maceió , um portal atualizado diariamente com os números da campanha na cidade.

Na plataforma, é possível acessar todas as informações sobre a vacinação: fase atual, quantitativo de doses por grupo prioritário, informações sobre os pontos de vacinação, orientações sobre a imunização, ações da gestão municipal, contatos úteis para tirar dúvidas, entre outras informações.

Cláudia Leite / Ascom Semtel

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br