Maceió tem nova redução do número de faltosos para segunda dose contra a Covid-19

Redação 10/09/2021 às 08:52
Maceió tem nova redução do número de faltosos para segunda dose contra a Covid-19

Fortalecimento das campanhas de divulgação e antecipação da segunda dose da Astrazeneca e Pfizer são apontados como fatores de redução da procura pelas vacinas

A capital alagoana registrou, nos últimos dois dias, uma nova redução do número de pessoas com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em atraso. De acordo com o último levantamento, realizado nesta quarta-feira (8), 2.391 pessoas atualizaram seu cartão de vacinação, garantindo a imunização completa contra a doença.

Foto: Secom Maceió

A análise anterior, que avaliou o período de 2 a 7 de setembro, havia identificado um total de 31.673 faltosos e o número já apresentava queda em relação à última semana de agosto. Desta vez, no entanto, a redução do quantitativo de pessoas que ainda não compareceram para completar a imunização foi ainda mais rápida, caindo, já no dia seguinte, para 29.282 pessoas com o calendário em atraso. Agora, isso representa 9% do total de pessoas que passaram da data marcada para completar a vacinação.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde do Município, Fernanda Rodrigues, os resultados positivos foram gerados pelo conjunto de ações promovidas pela Prefeitura, especialmente através dos meios de comunicação, para sensibilizar os mais diversos públicos. Um exemplo foi a antecipação da aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer em até dez dias.

“Além dessa estratégia, a Prefeitura também buscou articular, junto aos setores produtivos, o incentivo à vacinação dos seus trabalhadores, promovendo o monitoramento direto da aplicação dessas doses”, frisa Fernanda.

Realizada com base na plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, a análise – que considera apenas Maceió como o município de aplicação – apontou que do número de pessoas com a segunda dose em atraso, 4.299 são da vacina Coronavac, 13.851 da Astrazeneca e 11.132 da Pfizer. “É importante destacar, ainda, que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades”, ressalta a diretora.

Entre os públicos com maior percentual de faltosos estão algumas categorias de trabalhadores, com percentuais significativos de atraso na dose complementar da imunização. Destacam-se, entre esses grupos, trabalhadores de transportes (17,22%), trabalhadores industriais (14,17%), trabalhadores portuários (12,80%), trabalhadores de limpeza urbana (9,86%) e integrantes das forças de segurança e salvamento, com 9,68% de atraso.

Em números absolutos, com grande quantitativo de pessoas em atraso, aparecem trabalhadores da saúde (3.047) e industriais (3.023), que representam, nessa ordem, 5,22% e 14,17%, do total de primeiras doses aplicadas nesses públicos.

Além das categorias profissionais, destacam-se proporcionalmente, entre os grupos prioritários em atraso para a segunda dose das vacinas, as gestantes e as puérperas, com 16,18% e 13,91%, respectivamente.

Onde tomar a segunda dose

A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer está disponível nos oito pontos fixos de vacinação localizados nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), drive-thrus da Justiça Federal (Serraria) e Jaraguá, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). A segunda dose da Astrazeneca também está disponível em 20 unidades de Saúde por agendamento e a segunda dose da Coronavac está disponível apenas no Shopping Pátio.

Documentos necessários

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.