Mais de 17 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Maceió

Redação 10/08/2021 às 15:39
Mais de 17 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Maceió

Atualização do número de pessoas que estão com o esquema vacinal em atraso mostra quatro mil faltosos a mais que na semana passada

Em um novo levantamento de dados realizado na segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde identificou 17.340 pessoas em Maceió que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, e, consequentemente, não completaram o esquema de imunização. O número representa 9% de faltosos e gera um aumento expressivo de mais de 4.000 pessoas em relação à última análise, feita há uma semana, que apontava 13.247 pessoas com atraso no calendário.

Do total de faltosos, 4.557 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac e 12.783 não voltaram para tomar a Astrazeneca. A análise considera apenas o município de aplicação Maceió. “É importante ressaltar isso porque alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades”, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 é necessária para controle da pandemia. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió orienta as pessoas que estão atrasadas a buscar um ponto de vacinação para completar o calendário. “A gente reforça o chamamento para a necessidade de as pessoas se vacinarem, sobretudo as que precisam tomar a segunda dose. Completar o ciclo de imunização é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. Fica aqui esse apelo para que Maceió continue dando exemplo de eficiência em vacinação ao Brasil”, reforça o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Covid-19, Claydson Moura.

Claydson Moura ressalta que completar o ciclo de imunização contra a Covid-19 é fundamental. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Os dados que apontam para o atraso no calendário de vacinação são coletados por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 08/08/2021). De acordo com a plataforma, a série de faltosos mostra oscilação entre 7% e 8% proporcionalmente ao número de pessoas que tomaram a primeira dose.

Agendamento em 20 unidades de saúde

Para tentar reduzir o número de faltosos a Prefeitura de Maceió ampliou os pontos de vacinação por agendamento para a segunda dose da vacina. Por meio do site vacina.maceio.al.gov.br, os maceioenses podem agendar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em uma das 20 unidades de saúde que disponibilizam o imunizante exclusivamente para este público.

A vacinação por agendamento pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes), José Guedes de Farias (Santa Amélia), Dr. Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis II), Professor Durval Cortez (Prado), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), USF José Maria de Vasconcelos (São Jorge), Centro de Saúde Dr. Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS Osvaldo Brandão (Ponta da Terra), UBS Roland Simon (Vergel do Lago), PAM Dique Estrada, USF Tarcísio Palmeira (Pontal), USF Paulo Oliveira Costa (Cesmac), USF Cláudio Medeiros (Rio Novo), USF Paulo Leal (Feitosa), UBS Arthur Ramos (Conjunto Henrique Equelman), UBS José Pimentel Amorim (Conjunto Salvador Lyra), UBS Marlene Fernandes Lanverly de Mello (Santa Lúcia), USF Vanderlei Maria de Andrade (Riacho Doce) e Unidade Docente Assistencial (UDA) José Lages Filho (Unit).

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.