Município retira 36 toneladas de lixo do Mercado e Feirinha do Tabuleiro

Redação 17/05/2021 às 18:09
Município retira 36 toneladas de lixo do Mercado e Feirinha do Tabuleiro
Ação fez parte do mutirão de limpeza desta segunda-feira e que será realizado semanalmente pela Prefeitura
Lixo recolhido no local totalizou 36 toneladas / Fotos: Victor Vercant

Madeira, restos de construção, bancas quebradas e muito entulho jogado na área da Feirinha do Tabuleiro foram recolhidos nesta segunda-feira (17) durante o mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Maceió. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), foram 36 toneladas no total.

Além da retirada de lixo, o local recebeu lavagem e desinfecção, limpeza de galerias de esgoto pela Secretaria de Infraestrutura, capinação e outros serviços. O mutirão é o primeiro passo para uma transformação nos mercados e feiras públicas da Capital que já começou a acontecer.

A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que coordena a ação junto ao Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid-19), iniciou o recadastramento dos permissionários para reorganizar o comércio nesses locais.

No Mercado do Tabuleiro, na semana passada, foram notificados 39 vendedores, e na Feirinha, hoje, outros 35, que possuem boxes ou tarimbas, mas usam os espaços como depósito ou os mantêm fechados.

Eles terão 15 dias para solicitar a reabertura ou para devolver a permissão, que será destinada a outro vendedor interessado. “Já comunicamos a todos e demos esse prazo para regularização. Também estamos individualizando a energia elétrica e cobrando o pagamento de permissões atrasadas. Esse trabalho começou pelo Mercado de Jaraguá, que servirá como modelo, para expandirmos para todos os outros”, explicou o diretor de Abastecimento, Nivaldo Júnior.

O objetivo da Semtabes é retirar comerciantes que hoje atuam em uma área aos fundos do mercado e no entorno, em via pública, e levá-los para dentro. Dessa forma, o Município vai garantir mais organização e melhor distribuição dos espaços de vendas.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299