feed

SEMELJ

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Sede administrativa: Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 // Fone: (82) 3312-5800 | Vila Olímpica: Av. Alice Karoline, 43, Cidade Universitária. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Natal dos Folguedos: Protocolos de biossegurança garantem sucesso do evento

No primeiro fim de semana de programação, obediência às medidas de prevenção à covid-19 garantiu presença do público

Equipe esteve no evento para garantir o cumprimento do protocolo de biossegurança (Pei Fon/Secom Maceió)

O primeiro fim de semana da 4ª edição do Natal dos Folguedos levou à Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, o melhor da cultura e gastronomia alagoana. O evento, que nesta edição segue protocolos específicos de biossegurança, recebeu dezenas de maceioenses e turistas que puderam prestigiar as apresentações culturais, feira de artesanato e os sabores da culinária local com todos os cuidados adotados para o controle da pandemia.

Uma das principais ações para garantir o distanciamento social teve como foco o controle de acesso do público à arena das apresentações. Com a prioridade em seguir as normas do decreto estadual, que determina o limite máximo de 300 pessoas no local, a Prefeitura de Maceió instalou na entrada sinalização horizontal, tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel e uma equipe responsável por aferir a temperatura dos visitantes, além de realizar a contagem das pessoas que acessaram o evento.

Para garantir uma festa segura e responsável para todos os brincantes, as mesas e cadeiras da feira gastronômica foram organizadas de maneira espaçada e ao longo da arena marcações e sinalizações horizontais foram implementadas para informar e orientar os visitantes sobre os cuidados a serem seguidos.As crianças também puderam aproveitar o Natal dos Folguedos com segurança. Além do espaço kids que garantiu a diversão dos pequenos, o Papai Noel esteve presente no local, usando máscara e garantindo fotos com todos a uma distância segura.

Espaçamento entre as mesas foi uma das medidas adotadas no Natal dos Folguedos (Pei Fon/Secom Maceió)

Para que a realização do Natal dos Folguedos fosse possível, um comitê formado por secretarias municipais, entidades e órgãos reguladores trabalhou na produção de um protocolo específico para garantir a segurança e tranquilidade do evento, que conta com o acompanhamento permanente da Vigilância Sanitária Municipal.

O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, destacou a importância do Natal dos Folguedos para a valorização da cultura alagoana e o calendário turístico de Maceió. “O Natal dos Folguedos já está consolidado no cenário nacional como o autêntico natal nordestino, um produto criado pela Prefeitura de Maceió que rapidamente passou a ser um dos mais importantes eventos do calendário turístico do nosso destino. Em um ano atípico e desafiador como este, a festa tem grande importância para a recuperação do setor turístico e cultural. Por isso, trabalhamos com muita responsabilidade para garantir toda a segurança necessária a maceioenses, turistas e todos que fazem parte do evento, com uma boa organização, planejamento, orientação e fiscalização em um protocolo rígido que atende a todas as atrações e espaços da arena”, destacou o secretário.

As crianças garantiram fotos com o Papai Noel respeitando o distanciamento social (Pei Fon/Secom Maceió)

O Natal dos Folguedos volta a acontecer nesta quarta-feira (09) e conta com mais 8 datas durante o mês de dezembro. A programação segue até o domingo (13) e retorna na semana que vem, quando os maceioenses e turistas poderão aproveitar o evento nos dias 16, 17, 18, 19 e 20.

O Natal dos Folguedos é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio das Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), com suporte das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), e também das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e de Iluminação Pública (Sima).

O evento tem patrocínio do Sebrae/AL, PagBank e PagSeguro, e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Tapete sanitizante foram posicionados na entrada (Pei Fon/Secom Maceió)

Debora Rodrigues (estagiária)/Ascom Semtel

bg azul