feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Número de faltosos para 2ª dose da vacina contra a Covid-19 cai em Maceió

Quantidade de pessoas em atraso com o ciclo vacinal ainda é alto, mas houve redução de 2.435 faltosos desde a semana passada

Vacinação contra a Covid em Maceió Foto: Arquivo Secom Maceió

O número de pessoas em atraso para tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 caiu esta semana em Maceió, na comparação com o último levantamento, feito na semana passada. A análise semanal aponta que 31.673 ainda não compareceram para tomar a segunda dose na data marcada no cartão de vacinação. Embora a quantidade ainda seja elevada, análise anterior, divulgada no último dia 2, apontava 34.108 faltosos, ou seja do total de pessoas que estavam com o calendário atrasado, 2.435 atualizaram seu cartão de vacinação.

A redução é resultante das ações de sensibilização promovidas pela Prefeitura de Maceió por meio de campanha nos meios de comunicação, incentivo à vacinação de trabalhadores do setor produtivo e antecipação da aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer em até dez dias.

”Ficamos felizes que a população está atendendo ao chamado da Prefeitura diante da necessidade de completar o ciclo vacinal. Isso é resultado do esforço da equipe de comunicação, que vem empenhando todos os esforços no sentido de sensibilizar a população dessa importância”, comenta a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues. “Somado a isto, após articulações da Prefeitura junto aos setores produtivos, foi iniciado o monitoramento dos cartões de vacinação de colaboradores, outro fator que vem contribuindo para esta redução”, informa.

A procura pela segunda dose aumentou nos últimos dias, reduzindo o número de faltosos pela primeira vez nas últimas sete semanas. Desde a análise apresentada no dia 25 de julho, quando havia 11.460 faltosos, o número permaneceu em escala ascendente. Mesmo quando o percentual se manteve por duas semanas seguidas, os números absolutos foram mais elevados, como se observa nas análises divulgadas nos dias 17 e 27 de agosto, quando foram registrados 25.405 e 28.535 faltosos, respectivamente.

“A possibilidade de antecipação é outra estratégia da Prefeitura para evitar que as pessoas deixem de se vacinar até o prazo limite programado no cartão de vacina, pois possibilita que as pessoas consigam organizar seus horários através dessa flexibilização”, lembra Fernanda Rodrigues.

Onde tomar a segunda dose      

A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer está disponível  nos oito pontos fixos de vacinação localizados nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), drive-thrus da Justiça Federal (Serraria) e Jaraguá, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). A segunda dose da Astrazeneca também está disponível em 20 unidades de Saúde por agendamento e a segunda dose da Coronavac está disponível apenas no Shopping Pátio.

Documentos necessários

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Ascom SMS

bg azul