Operação Maceió: prefeito JHC participa de capacitação de fiscais que atuarão no combate à Covid-19 na orla

Redação 08/07/2021 às 17:00
Operação Maceió: prefeito JHC participa de capacitação de fiscais que atuarão no combate à Covid-19 na orla

Município está capacitando fiscais que irão realizar ações educativas para evitar a disseminação da Covid-19

O prefeito JHC participou, nesta quinta-feira (8), do treinamento da Vigilância Sanitária que vai atuar nos próximos finais de semana na orla marítima de Maceió. Os fiscais vão orientar os banhistas sobre o uso de máscaras e álcool como forma de combate à Covid-19.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

“Maceió se destaca como um dos destinos mais procurados, devido às nossas potências e belezas das nossas praias. Então com essas ações vamos criar providências para ter o controle, especificamente nessa parte da cidade. É um trabalho educativo para orientar os turistas da melhor maneira possível”, expôs o prefeito JHC.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A partir do próximo final de semana, atuarão em diversos pontos da orla, 50 fiscais da Vigilância Sanitária, distribuindo máscaras e reforçando a importância de continuar com as medidas de prevenção para o combate da pandemia. Ao total, serão cinco finais de semana, que é o momento em que Maceió recebe grande número de turistas.

Uma das cursistas que vai atuar na ação foi Laura Lopes. De acordo com ela, esta será uma oportunidade de ganhar dinheiro e alertar as pessoas para que a contaminação da Covid-19 diminua.

“Estava desempregada há oito meses e essa foi uma ótima oportunidade, chegou no momento certo. Vamos alertar as pessoas sobre as medidas sanitárias, para que continuem usando máscaras e álcool em gel. Então além de ser uma fonte de renda também vamos contribuir para evitar casos de coronavírus”, disse.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, explicou que o treinamento é fruto de parceria dos setores público e privado, que juntos vão protagonizar a ação de combate ao coronavírus.

“Nas próximas cinco semanas, Maceió vai ter esse apoio da ação educativa de distribuição de máscaras e alerta. De início serão distribuídas 20 mil máscaras, mas nós esperamos que as pessoas já saiam de casa com suas máscaras e que prevaleça o bom senso, para a gente continuar salvando vidas e vencer definitivamente a pandemia”, explicou.

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, falou sobre a importância da iniciativa.

“Somos o destino que mais vacina e também o que mais cuida da sua gente. A parceria da Prefeitura com o trade turístico é essencial para proporcionar mais segurança aos turistas e também aos maceioenses que recebem sempre tão bem os nossos visitantes”, destacou.

O presidente da Abrasel, Brandão Júnior, afirmou que a ação será fundamental para a retomada dos negócios.

“Nesse momento da retomada da economia é fundamental que a gente tenha que fazer a conscientização da população dos colaboradores dessa área do Trade Turístico, para que todo mundo cumpra os protocolos. O uso da máscara é indispensável para qualquer circulação, e nós vemos com bons olhos esse apoio que a Prefeitura está nos dando nesse momento tão importante”, afirmou.

A ação é fruto de parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Vigilância Sanitária, GGI Covid, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria de Saúde, com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Abrasel, Sindicato dos Hotéis, Associação Comercial e Rede Ritz.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O empresário Maurinho Vasconcelos afirmou que o turismo passou por momentos difíceis devido à pandemia e parabenizou a Prefeitura pela ação.

“Tivemos grandes problemas na ocupação turística. Agora estamos vendo uma grande esperança de ter esse retorno, essa ajuda é fundamental para que tudo volte ao normal e a gente possa continuar gerando emprego e renda”, falou.

O presidente da ABIH, André Santos, lembrou que o forte da cidade de Maceió é o turismo e que com a retomada do segmento é preciso ter esse cuidado. Destacou ainda a rapidez da resposta da Prefeitura ao setor ao lançar a ação e parabenizou o prefeito.

“Esse trabalho vai ser importantíssimo para a gente”, ele disse, ao afirmar que julho está prometendo ser um grande mês para o turismo. Com isso, a cidade só tem a ganhar”, disse.

Sthefane Ferreira/Secom Maceió

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860