Operação na Ponta Verde fiscalizou venda e consumo de álcool por menores

Redação 20/09/2021 às 11:04
Operação na Ponta Verde fiscalizou venda e consumo de álcool por menores

Ação aconteceu durante o projeto Domingo de Lazer ontem (19)

Para garantir a segurança de crianças e adolescentes que frequentam a Rua Fechada no projeto Domingo de Lazer, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) participou de uma ação integrada para coibir o consumo de álcool por menores de idade. A ação, ocorrida neste domingo (20), foi convocada pela 28ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Também estiveram presentes agentes da Guarda Municipal de Maceió, da Polícia Militar de Alagoas e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A operação aconteceu após os órgãos envolvidos receberem diversas denúncias de venda e consumo de álcool e drogas para menores de idade na região da orla da Ponta Verde. De acordo com Thiago Prado, titular da Semscs, durante a operação, foram apreendidas e descartadas várias garrafas de bebidas alcoólicas que estavam sendo consumidas por menores de idade.

“O artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê crime a venda e fornecimento de bebida alcoólica, mesmo que gratuitamente, para menores de idade com pena prevista de até quatro anos. Além da identificação do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, também orientamos os ambulantes para que não realizem a venda desses produtos para menores de idade”, destacou Thiago Prado, ao afirmar que essa foi uma primeira etapa da operação.

Quem foi orientado pelas equipes da Semscs e aprovou a ação foi Erisvaldo Nascimento, mais conhecido como Seis Horas. Para o ambulante, que já trabalha na orla da Ponta Verde há 12 anos junto com a esposa Ozana, as equipes da fiscalização estão de parabéns pela iniciativa.

“Precisamos de mais ações desse tipo, para conscientizar a população e os comerciantes de que é crime vender bebida alcoólica para crianças e adolescentes. A atitude precisa ser de todos para que, assim, a gente consiga preservar os jovens da nossa cidade”, afirmou o comerciante.

Ambulantes foram orientados pelas equipes da Semscs. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Segundo o coordenador de fiscalização da 28ª vara da infância e juventude, essas ações de combate serão permanentes na região, em especial durante o projeto Domingo de Lazer. “A respeito dos adolescentes que foram identificados consumindo bebida alcoólica, os pais dos menores foram chamados e orientados a como proceder. Essas ações são para proteger os menores de abusos que possam ser cometidos seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Humberto Campos.

Bebidas foram confiscadas na ação. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Flagrantes

Durante a operação, um homem maior de idade foi flagrado fornecendo bebida alcoólica a duas menores de idade. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes pela PM-AL. Também foi identificado caso de tráfico de drogas e duas pessoas maiores de idade foram conduzidas para a delegacia pelos militares presentes na operação.

Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153