Outubro Rosa: Ações preventivas beneficiaram mulheres maceioenses neste sábado (23)

Redação 23/10/2021 às 19:54
Outubro Rosa: Ações preventivas beneficiaram mulheres maceioenses neste sábado (23)

Oito unidades funcionaram das 8h às 13h com serviços voltados à saúde das mulheres

Este sábado (23) foi de muita movimentação nas oito Unidades de Referência em Saúde (URS) de Maceió, que celebraram o Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama com inúmeras ações voltadas à saúde da mulher.

Secretária Célia Fernandes participou da ação em cinco unidades. Foto: Victor Vercant – Ascom SMS

Iniciada por volta das 8h, a ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou a Campanha do Outubro Rosa em todas as regiões da cidade, abrindo as unidades em um dia diferenciado para que o público feminino tivesse acesso a serviços como testagem rápida, consultas ginecológicas, citologias, palestras educativas e encaminhamentos para mamografias. A animação ficou por conta da Drag Queen Paty Maionese.

A secretária Célia Fernandes percorreu cinco dessas unidades, para conferir pessoalmente o andamento da ação. Acompanhada pela secretária adjunta de gestão, Giselle Mascarenhas, e pela diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura, ela interagiu com as usuárias e constatou a satisfação das pessoas com o trabalho desenvolvido na atividade.

“A cada dia temos procurado nos renovar e colocar em prática o que o prefeito JHC estabeleceu como componente número um da assistência em saúde, a humanização. O SUS é para todos e estamos, com o suporte direto de nossas equipes de trabalho, empenhados no planejamento de uma saúde melhor para toda Maceió. Nós queremos fazer a diferença e estamos aqui pra isso”, frisou a secretária.

A equipe da SMS visitou as URS Dr. Diógenes Jucá Bernardes (2° Centro de Saúde, no Poço), Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Ib Gatto Falcão (Tabuleiro dos Martins) e Dr. Antônio de Pádua (Petrópolis). Em todas puderam conferir atividades preventivas do câncer de mama, mas também ações de beleza e autocuidado.

Movimentação na URS Roland Simon. Foto: Divulgação Equipe da unidade

A dona de casa Lindinalva Cavalcante chegou cedo na URS Hamilton Falcão, para aproveitar todos os serviços disponibilizados. Depois de agendar exames de citologia, mamografia e de laboratório, ela deu uma pausa para cuidar da autoestima, renovando o corte se cabelo, realizado pelo cabeleireiro Romelson Araújo, voluntário parceiro da unidade.

Dona Lindinalva marcou vários exames e aproveitou pra cortar os cabelos. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

“Quando eu soube da ação, programei minha manhã para estar aqui e aproveitar tudo. Foi muito bom ver essa preocupação com a gente, pois a gente tava precisando dessa atenção. Cuidei da minha saúde e ainda vou sair daqui mais bonita. Estou muito feliz”, ressaltou.

Na URS Ib Gatto, a comitiva da SMS também foi bem aceita pela comunidade. “Já temos sentido diferença no atendimento da unidade e na ação de hoje tudo funcionou maravilhosamente bem. Eu aproveitei”, reforçou a dona de casa Sula Rocha.

“As ações desenvolvidas nesta campanha do Outubro Rosa mostram claramente uma alavancada no cuidado da saúde da mulher, num reconhecimento à sua importância para a assistência de saúde no município. E isso é mérito da atual gestão”, destaca a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher na SMS, Sílvia Melo.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.