feed

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Fone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

“Pinto e Sururu”: ação retira 150 toneladas de resíduos da Lagoa Mundaú

Iniciativa da Prefeitura contribui diretamente com proposta de conscientização e preservação do meio ambiente

Em uma ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), neste sábado (11), foram retirados 150 toneladas de resíduos da orla lagunar e no mangue que é encontrado na Lagoa Mundaú, no bairro do Vergel do Lago.

A segunda edição do Projeto Lagoa Limpa, que foi batizada de “Pinto com Sururu: Frevo na Lagoa Mundaú”, tinha como objetivo a conscientização ambiental da população para garantir a preservação do ecossistema e renda para as famílias que vivem da pesca na região.

Prefeitura retira mais de 150 toneladas de resíduos da orla lagunar. Foto: Ascom Sudes
Prefeitura retira mais de 150 toneladas de resíduos da orla lagunar. Foto: Ascom Sudes

Em 25 canoas, mais de 100 pessoas entre agentes de limpeza, servidores do Município, integrantes de cooperativas de coleta seletiva e voluntários partiram até os locais críticos. Lá, o lixo se acumula após ser descartado de forma irregular pela população em vias e espaços públicos. A ação ainda contou com o apoio da Capitania dos Portos, que fez a segurança dos participantes dentro da Lagoa.

Mais de 100 pessoas participaram da ação de limpeza da Lagoa. Foto: Ascom Sudes
Mais de 100 pessoas participaram da ação de limpeza da Lagoa. Foto: Ascom Sudes

Na primeira edição da ação “Lagoa Limpa”, que aconteceu em julho e durou dois dias, foram recolhidos em torno de 300 toneladas de resíduos. O total retirado na segunda edição, 150 toneladas, reflete a mudança de postura da população em relação ao descarte irregular.

O assessor especial da Sudes, Robert Wagner valoriza a atividade e pede que a população seja parceira da Prefeitura na preservação do meio ambiente.

“Mais uma edição do Projeto Lagoa Limpa que concluímos com sucesso! Retiramos cerca de 150 toneladas. Isso demonstra que o cidadão já está pensando antes de descartar de forma irregular e a quantidade de resíduos tende a diminuir. É disso que precisamos: a população ao nosso lado no combate aos males que danificam nossas belezas naturais”, disse.

Além do recolhimento dos resíduos, as equipes de educação ambiental da Sudes percorreram as ruas vizinhas, de porta em porta, dialogando e ensinando práticas sustentáveis para os residentes, como a utilização do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado na região para o despejo de recicláveis.

O resíduo seco ou reciclável coletado foi levado para as cooperativas. Já o material molhado, teve como destinação final a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), administrada pelo Município.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

bg azul