Políticas Sociais e instituições da sociedade civil promovem ação de prevenção ao suicídio

Redação 25/09/2021 às 14:34
Políticas Sociais e instituições da sociedade civil promovem ação de prevenção ao suicídio

Equipes realizaram atendimentos aos moradores da Ponta Verde, na Praça do Skate

Os moradores da Ponta Verde receberam uma ação, nesta sexta-feira (24), promovida pela Assessoria de Políticas Sociais em parceria com instituições da sociedade civil e a Gerência de Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em prol campanha “Setembro Amarelo”. A campanha tem como principal objetivo a conscientização para prevenção ao suicídio.

Através do diálogo com a população, o grupo mostrou a importância de conversar sobre tema, que afeta as pessoas no seu dia a dia, especialmente quando não são percebidos alguns sinais da depressão. O assessor de Políticas Sociais, Fábio Rogério, ressaltou que a ação mostra o Município mais próximo das pessoas nas ruas, reforçando os serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió.

“Nós já estivemos no bairro do Jacintinho e em outras comunidades da parte alta de conversando com os moradores sobre a prevenção ao suicídio, mostrando como é fundamental a percepção dos primeiros sinais de que uma pessoa possa estar passando por um momento difícil em sua vida. Nossa proposta é ampliar esse debate”, afirmou Fábio Rogério.

Morador da região, Daniel Lucas se mostrou receptivo à ação promovida pelo Município e enalteceu que a presença das equipes de orientação nas ruas é uma grande ajuda para pessoas que se sentem tímidas em procurar apoio.

“Infelizmente ninguém está livre de passar por isso ou ter uma pessoa na sua família que precise dessa ajuda. Já passamos por um caso de depressão na família e hoje quando vemos qualquer campanha sobre isso, nós damos força e apoiamos para ajudar também as outras pessoas”, disse o morador.

Profissionais da saúde do Consultório de Rua e uma equipe da Escola de Enfermagem Santa Juliana também participaram, realizando na Praça do Skate.

Representando a sociedade civil, estiveram na ação equipes de Enfermagem da Escola Santa Juliana, Projeto Renascer, Movimento Estudantil Ala Jovem, Grupo Resgatando Vidas, Instituto Reviver, Projeto Missionários de Cristo, Movimento da Cultura Nerd e Batuque Mundaú.

De acordo com dados nacionais, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa cometa suicídio no mundo.

Ascom SMG

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h