Prefeito JHC implanta Passe Livre e beneficia mais de 50 mil estudantes da capital

Redação 13/09/2021 às 12:12
Prefeito JHC implanta Passe Livre e beneficia mais de 50 mil estudantes da capital

Serão beneficiados alunos de nível médio, técnico, fundamental e superior de instituições públicas e privadas de Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, implantou nesta segunda-feira (13) o Passe Livre Estudantil e vai beneficiar mais de 50 mil estudantes da capital. Este é mais um compromisso do Município para garantir acesso ao ensino para os alunos que usam diariamente o transporte público. JHC avalia o feito como um compromisso honrado.

“O Passe Livre é uma conquista histórica para os estudantes. Implantamos de forma pacífica, sem embates e de forma estruturada, depois de tantas lutas que já foram travadas aqui na nossa capital. Esse é um direito social dos estudantes, e anunciamos num momento difícil, num momento de pandemia. A implantação do Passe Livre faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura vem tomando para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes”, afirmou o prefeito.

Prefeito JHC institui o Passe Livre em Maceió. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Com o Passe Livre, os estudantes terão acesso a 44 passagens por mês, que devem ser utilizadas nos dias úteis. Serão beneficiados os estudantes que estão regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, técnico e superior das instituições de ensino situadas no município e devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Além disso, é necessário que o aluno comprove frequência escolar de no mínimo 75%.

O decreto de implantação do Passe Livre foi assinado pelo prefeito durante a solenidade. Além disso, projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. No texto, o gestor explica que o PL “se faz necessário em virtude de promover o reequilíbrio econômico-financeiro através de subsídio direto, projeto de benefício para a população estudantil com complemento desta tarifa, acompanhamento qualitativo da prestação do serviço e outras práticas”.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A estudante universitária Tatiana Santos afirmou que o benefício é uma conquista para os estudantes. Ela contou que já passou por dificuldades enquanto estagiária e usuária do transporte público.

“No início do período na faculdade, eu ainda não era estagiária, e passei por algumas dificuldades para me transportar até a universidade. Essa é uma conquista muito grande para nós estudantes, principalmente para aqueles que têm algum tipo de problema financeiro. Falando em nome de todos os estudantes, nós estamos extremamente gratos”, agradeceu a aluna.

Superintendente da SMTT, André Costa. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O superintendente da SMTT, André Costa, explicou como acontecerá o benefício para os estudantes.

“Com o Passe Livre, os estudantes terão acesso a 44 passagens por mês que devem ser utilizadas nos dias úteis. A partir de hoje, eles já podem fazer o agendamento para dar entrada no Passe Livre. É necessário fazer a ativação do crédito e poder circular nos ônibus. Esse benefício é graças a instituição do prefeito JHC”, disse.

Para mais informações, acesse esse link.

Secretário de Educação de Maceió, Elder Maia. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, disse que, com o Passe Livre, a vida do estudante será menos difícil, e que o benefício é motivo para celebração.

“Hoje é um dia de celebração e de agradecer. Com certeza os alunos que já dei aula ficarão muito felizes, porque esse recurso vai permitir que eles utilizem o dinheiro para outras coisas, como tirar xerox ou comprar livros. Maceió abriga muitas situações de desigualdade, e essa é uma das maiores conquistas que Maceió já viveu”, pontuou.

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860