Prefeitura de Maceió promoveu palestra sobre lideranças femininas no poder público

Redação 25/10/2021 às 12:30
Prefeitura de Maceió promoveu palestra sobre lideranças femininas no poder público

Liderança, protagonismo e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres estavam entre os temas da discussão

Em comemoração ao mês do servidor público, a Prefeitura de Maceió promoveu o “Talk: Lideranças femininas no serviço público”. A atividade estimulou a liderança e protagonismo feminino e apresentou a Comissão Especial de Combate ao Assédio Moral e Sexual. O evento aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório da faculdade Seune, no bairro do Farol.

A diretora do Senado Federal, Dra. Ilana Trombka, conduziu o debate e destacou que o evento estimulou as mulheres a se tornarem ainda mais protagonistas de suas vidas, sobretudo como liderança nos espaços públicos.

“O que nós estamos fazendo é empoderando as mulheres para que elas consigam transformar a força interna em realização no mundo prático. Nós somos responsáveis pela construção de um mundo melhor e precisamos acreditar que temos essa capacidade. Essas palestras são importantes para mostrar as potencialidades que existem em nós, mulheres”, disse a diretora.

O evento contou também com a participação da secretária municipal de Gestão, Rayanne Tenório. Ela afirma que a gestão municipal está empenhada na valorização do trabalho desenvolvido por mulheres no poder público.

“Nós temos o intuito de fortalecer cada vez mais a ascensão feminina em cargos de liderança dentro da gestão pública, tendo em vista que as mulheres são muito capazes, tem uma sensibilidade Sui generis, e nós queremos que essas mulheres estejam cada vez mais confiantes e empenhadas em ascenderem nas suas carreiras e assumirem cargos de liderança. E é por estas razões que nós temos feito esse tipo de evento, como uma espécie de mentoria dessas mulheres para cargos de liderança dentro da gestão pública”, afirmou a secretária.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes considera que o empoderamento feminino faz parte da agenda prioritária do Município. Para ela, trazer este tema para as atividades de comemoração ao mês do servidor mostra a preocupação em rever as disparidades históricas de gênero.

“A gestão municipal tem muita sensibilidade sobre esse tema e está empenhada em construir políticas públicas para mulheres e, principalmente, cuidar e trazer proteção para aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, como as que sofrem algum tipo de violência. Então, precisamos falar sobre isso, mas também ter ações que integrem as mulheres na sociedade”, disse Ana Paula.

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A palestra contou com relatos de mulheres que já sofreram algum tipo de violência e conseguiram reconstruir suas vidas. Na oportunidade, houve sorteio de brindes para os participantes, como forma de valorização dos servidores públicos municipais.

A Comissão

A Prefeitura instaurou a Comissão Especial de Combate ao Assédio Moral e Sexual, com o objetivo de proteger os servidores públicos, em especial as mulheres, de gestos desrespeitosos dentro do ambiente de trabalho, principalmente cometidos por superiores hierárquicos. O anúncio saiu em uma publicação do Diário Oficial do Município, no dia 15 de outubro. A Comissão será coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

A ação não só condiz com a valorização do servidor, enaltecida pelo prefeito JHC, como também ratifica o compromisso da gestão com a valorização da mulher em Maceió.

Andre Aguiar/Secom Maceió

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.