Prefeitura inicia construção do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió

Redação 30/08/2021 às 13:48
Prefeitura inicia construção do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió

Construído de forma colaborativa, o novo Plano servirá para definir políticas públicas para o setor

Identificar as potencialidades do destino, diversificar os investimentos no setor e definir políticas públicas a serem implementadas. Esses são alguns dos objetivos da construção conjunta do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

O novo documento — que conta com a colaboração de toda a cadeia do turismo, como hotéis, bares e restaurantes, setor de eventos, movimentos culturais, ambulantes da orla, jangadeiros, profissionais do artesanato, associação dos bairros da capital e as Secretarias da gestão municipal — prevê objetivos e ações estratégicas a serem implementadas, geridas e monitoradas em médio e longo prazo, a partir de observações e tendências de mercado.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patrícia Mourão, apesar da natural vocação turística da capital, Maceió nunca teve um Plano Municipal de Turismo.

“Essa é uma ação importantíssima, uma bússola essencial para estabelecer metas e consolidar a capital como um dos principais destinos do Brasil. Hoje, o turismo representa grande parte de todos os empregos do Estado e responde por 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, uma atividade que cresce ano após ano”, destacou a secretária.

Ainda segundo Patrícia, o Plano Municipal será mais um importante aliado para a retomada efetiva do segmento, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19.

“Vamos dar voz a cada empresário e convergir soluções para a construção de uma política de turismo sustentável e coerente com as especificidades do destino Maceió. Segundo estudos recentes, a tendência indica que os turistas têm buscado, inicialmente, por regiões próximas, que permitam viagens de carro, com atividades de lazer em contato com a natureza. Assim, os destinos com oferta a céu aberto são os que mais terão demanda, com o turismo doméstico e as slow travel, que têm ganhando destaque no interesse do consumidor. Nesses quesitos, Maceió desponta de forma espontânea”, complementou.

“Discutir o futuro do turismo de Maceió de forma assertiva é de fundamental importância e demonstra a preocupação da Prefeitura de Maceió em elevar a competitividade do destino. É uma honra para nós do Sebrae fazer parte desse momento histórico do turismo de Maceió”, ressaltou o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.

Para iniciar o processo de criação do Plano Municipal de Turismo, a equipe da Semtel participou de oficinas de Metodologia de Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite aprimorar modelos de negócio e projetos novos ou já existentes. A previsão é que já nesta semana os primeiros passos do novo documento sejam desenvolvidos.

Cláudia Leite / Ascom Semtel

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br