Prefeitura institui parceria com Associação Cultural Joana Gajuru

Redação 05/04/2021 às 08:49
Prefeitura institui parceria com Associação Cultural Joana Gajuru

Termo de Fomento contribui com cantores e bandas de Maceió por conta do agravamento da pandemia de Covid-19

A Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), constrói parceria com a Associação Teatral Joana Gajuru através de um Termo de Fomento, que pode ser acessado aqui. O objetivo é executar o projeto Arte que te Quero Viva, que consiste em lives com músicos da cidade e tem início previsto para esta sexta (9). A intenção é contribuir para o desenvolvimento cultural de Maceió e incentivar o trabalho dos artistas da capital que estão vivendo dificuldades financeiras por conta da pandemia da Covid-19.

O Arte que te Quero Viva é uma iniciativa da Associação Cultural Joana Gajuru e já foi realizado em 2019 com a arrecadação e distribuição de alimentos aos artistas. Nesta nova edição, serão 32 lives visando contribuir com recursos financeiros e divulgar as apresentações no formato online, o que garante a sobrevivência do profissional da arte, restabelece sua autoestima e ainda protege sua saúde física e mental.

A transmissão ocorrerá nas redes digitais da Fundação, o Instagram @fmacmaceio, e o FMAC Maceió – Youtube. A ação será executada no auditório da FMAC, e atende aos artistas de Maceió, que estejam inseridos como beneficiários constante de listas da Associação Cultural Joana Gajuru e no banco de dados cadastral da FMAC.

Auditório da FMAC será palco da transmissão das lives. Foto: Ascom/FMAC

A seleção dos artistas participantes das lives será feita pela Associação e pela FMAC, tendo em vista alguns critérios, como reconhecimento local para garantir o engajamento público e o senso de solidariedade, para que possa converter a participação da sociedade em doações que serão feitas por meio de QR Code e cestas básicas de alimentos.

O Termo de Fomento apresenta os requisitos que serão avalizados para incluir os artistas e bandas musicais que vão participar da ação, tais como: residir em Maceió; integrar o cadastro do mapeamento realizado pelo projeto Arte que te Quero Viva ou da FMAC; trabalhar como profissional das artes e estar em vulnerabilidade; comprovar a ausência de vínculo empregatício em qualquer empresa, ente público ou pessoa; além de não ter reserva financeira capaz de lhe amparar durante a pandemia.

Serão utilizados critério objetivos de escolha dos artistas participantes das lives. O chamamento público para inscrição será via redes sociais e os interessados vão pontuar de acordo com os critérios: um ponto por cada mil seguidores, um ponto por tempo de atuação de carreira e um ponto por CDs lançados.

As 32 lives serão realizadas sempre às sextas-feiras e aos sábados, sendo duas por noite, com a presença de uma banda e um artista do estilo voz e violão. A duração é de duas horas para o show das bandas de diversos estilos musicais e de uma hora para o artista solo. A transmissão será iniciada às 19:30h e encerrada às 22:30h. Haverá um intervalo entre as apresentações para ajustes técnicos.

Ascom/FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com