Prefeitura realiza pela primeira vez comemoração ao Dia do Evangélico

Redação 01/12/2021 às 07:00
Prefeitura realiza pela primeira vez comemoração ao Dia do Evangélico

Programação fez parte das comemorações pelos 206 anos de Maceió, que está percorrendo vários bairros da capital

O Benedito Bentes entrou em festa nessa terça-feira (30), durante as comemorações do aniversário de 206 anos de Maceió junto ao Dia do Evangélico. As apresentações na Praça Padre Cícero reuniram fiéis para ouvir as canções das artistas gospel Rute Assunção, Eveny Braga, Wilka França, Amanda Souza, da banda Presença e Glória, de Cássio Pretrolino e de Sarah Farias, alagoana que foi indicada ao Grammy Latino deste ano na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”.

Prefeito JHC na abertura da comemoração do Dia do Evangélico. Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

O prefeito JHC, que participou do evento, manifestou seu apoio à cultura gospel, e comemorou a entrada da data no calendário de Maceió. “Quero externar a minha alegria de estar com vocês. É a primeira vez que a Prefeitura de Maceió faz um evento para o Dia do Evangélico e como é bonito ver famílias inteiras aqui para valorizar a cultura gospel! Já que nós estamos fazendo a de cidade de todos, é claro que não poderia ficar de fora o povo de Deus”, enfatizou JHC.

O feriado do Dia do Evangélico foi sancionado por lei de autoria do prefeito de Maceió, JHC, então deputado estadual por Alagoas.

“É muito simbólica a participação de vocês todos aqui hoje, pois marca o início de uma grande jornada. Essa é apenas a primeira edição”, declarou o gestor, que tem como uma de suas metas a inclusão de todos os segmentos culturais dentro do calendário de eventos da cidade. Esta foi a primeira comemoração pelo Dia do Evangélico realizada pela Prefeitura de Maceió.

A presidente Mirian Monte junto ao Prefeito JHC. Foto: Ascom FMAC

A presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) ressaltou a importância de trazer um dia especial para a Praça Padre Cícero. “Hoje comemoramos o Dia do Evangélico junto do aniversário de Maceió com esse público e essa emoção em uma festa cheia de fé, de amor e paz”, comentou a presidente na abertura do evento, enfatizando que essa comemoração fará parte do calendário da cidade. “O primeiro é sempre um desafio, mas ano que vem podemos dizer que a população já pode contar com a mesma comemoração, ou ainda maior”, finalizou Mirian Monte.

Presidente da FMAC, Mirian Monte. Foto: Ascom FMAC

A cantora Sarah Farias, que começou na música aos 16 anos, fez questão de enfatizar a atuação positiva da Prefeitura de Maceió. “Foi uma experiência muito linda, porque a gente sempre sonhou com essa comemoração. O Benedito Bentes tem muitas igrejas, pastores e pastoras levando o evangelho, por isso a escolha deste bairro foi tão simbólica”, disse a cantora.

Sarah Farias. Foto: Ascom FMAC

Eveny Braga, que também se apresentou, comemorou a volta aos palcos. “É uma emoção que não consigo colocar em palavras, e essa emoção está atrelada à gratidão. Que Deus abençoe o Prefeito e a secretária, que proporcionaram esse evento. Esse calor humano depois de tanto tempo em casa é realmente indescritível”, frisou Eveny.

A cantora Eveny Braga. Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

“Foi um dia importante na nossa vida. Nesses últimos anos, passamos por muitas lutas e medos, mas, agora, colhemos um momento de muita vitória”, completou Wilka França, artista que também se apresentou na comemoração.

Raquel da Silva, de 16 anos, diz que não vê a hora da festa gospel acontecer novamente. “Toda a programação está incrível. É a primeira vez que vemos essa comemoração aqui em Maceió e significa muito pra mim que ela seja feita aqui no bairro em que moro”, conta a adolescente, que teve oportunidade de conhecer uma de suas cantoras favoritas de perto.

Raquel da Silva pôde conhecer uma de suas artistas favoritas, a cantora Rute Assunção. Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

Quem também aprovou foi a Gabriela dos Santos, de 17 anos. “Só tenho a agradecer ao Prefeito e todo mundo que fez esse evento. Está tudo perfeito e sou muito grata por trazerem essa alegria para nós”, comemora.

Gabriela dos Santos (à direita). Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

A Prefeitura orienta e reforça a importância do uso das medidas protetivas com relação à Covid-19. A capital, que possui mais de 80% da população vacinada com as duas doses ou dose única, segue cumprindo o previsto no decreto estadual e os protocolos de segurança recomendados.

Comemorações do aniversário de Maceió seguem

Nesta quarta-feira (1º), o Mirante do Jacintinho é que vai ser palco da festa da Prefeitura de Maceió, trazendo, a partir das 18h, os grupos de coco de roda Xique Xique e o Reis do Cangaço, a Capoeira Tradição, a quadrilha junina Rosa dos Ventos, fechando a noite com o grupo de samba-raggae Afro Mandela. Confira toda a programação para celebrar o aniversário da capital alagoana aqui.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com