Prefeitura retira 70 toneladas de resíduos e planta 100 mudas de árvores no bairro do Prado

Redação 26/08/2021 às 13:14
Prefeitura retira 70 toneladas de resíduos e planta 100 mudas de árvores no bairro do Prado

Educação ambiental instruiu moradores a respeito da preservação e descarte correto dos resíduos sólidos

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), mais uma ação de limpeza e plantio de mudas em um ponto crônico de descarte irregular, desta vez, no bairro do Prado, parte baixa de Maceió. Ao todo, foram retiradas 70 toneladas de resíduos e plantadas 100 mudas de árvores no local. A ação beneficiou cerca de mil moradores que vivem próximo do ponto e sofrem com o mau cheiro e insetos provenientes dos resíduos descartados de forma irregular.

Residentes também participaram da ação, doando 50 mudas de plantas ornamentais para serem semeadas na região. Ademais, participaram da atividade dez jovens aprendizes e dois instrutores da Naturalle, empresa de coleta domiciliar que atende a parte baixa da capital, em uma parceria que visa diminuir os pontos crônicos de descarte inadequado.

Moradora da região há sete anos, Cláudia Maria relata que o descarte irregular é constante e espera que a prática seja inibida. “Eu sempre vejo os próprios moradores jogando lixo por aqui. Isso acaba deixando nosso bairro feio e com mau cheiro, sendo ruim para nós mesmos”, disse.

Além da limpeza e plantio de mudas, a equipe de educação ambiental da Sudes realizou uma atividade porta a porta, que se iniciou na semana anterior, onde ensinaram práticas sustentáveis aos moradores e deram dicas de como descartar da maneira correta, fazendo o uso dos ecopontos mais próximos e evitando transtornos para a comunidade.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, afirma que a participação da sociedade em ações como esta contribuem para o aumento da consciência ambiental.

“A população se queixava muito desses locais. Uma região próxima de avenidas importantes e que tinha um aspecto muito feio. A ideia é educar o cidadão para que ele participe ativamente do cuidado e preservação do que foi realizado e se sinta parte das atividades”, afirmou Kedyna.

Desde janeiro, nos mais de 180 pontos crônicos mapeados pela Sudes na capital, já foram recolhidos mais de 140 mil toneladas de lixo. Para minimizar os impactos e transformar esses pontos em locais sustentáveis, a Prefeitura de Maceió já fez o plantio de mais de 1.200 mudas de árvores nativas por toda cidade.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h