Programa de Controle do Tabagismo alerta servidores contra os males do fumo

Redação 31/08/2021 às 14:00
Programa de Controle do Tabagismo alerta servidores contra os males do fumo

Ação foi realizada no prédio-sede da Saúde, para estimular fumantes a largar o cigarro

Com orientações e distribuição de material informativo, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo fez um alerta, nesta terça-feira (31) aos servidores e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, acerca dos consequências nocivas e riscos do fumo à saúde.

A ação, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – celebrado anualmente em 29 de agosto – teve como objetivo conscientizar todo o corpo funcional da SMS e pessoas circulantes no prédio-sede da Secretaria sobre o mau hábito, que é considerado uma das principais causas de doenças – a exemplo do câncer de pulmão – e de mortalidade prematura em todo o mundo.

Técnicas do Programa levaram informações aos servidores em todas as salas da SMS. Foto: Ascom SMS

“O abandono do uso de cigarros e similares tem como ponto de partida uma decisão pessoal. Este ano, a atividade foi voltada à sensibilização do nosso público interno, orientando sobre os Núcleos de Cessação do Tabagismo, que ajudam medidas como essa a se tornarem permanentes”, ressaltou a responsável técnica do Programa, Laís Porangaba.

Ao receber as orientações, a servidora Christianne Barros ficou animada. Ela guardou um folheto, onde havia dicas sobre como parar de fumar, como resistir ao vício e onde procurar o tratamento e acompanhamento necessário para levar a dois vizinhos.

Christianne se animou para levar informações do serviço para vizinhos que lutam contra o cigarro. Foto: Ascom SMS

Christianne contou que um deles, com medo dos riscos de agravamento numa possível contaminação por Covid-19, até deixou de fumar após tomar a 1ª dose do imunizante contra a doença, há cerca de três meses. No entanto, o amigo, portador do transtorno de bipolaridade, segue sem fumar, mas também sem qualquer acompanhamento médico ou psicológico, por isso, ela teme que ele não resista e volte a fazer uso do cigarro como “válvula de escape”.

“Vejo que ele tem boa vontade, e que está resistindo todo esse tempo, mas só isso não basta, porque há outras implicações. Com o acompanhamento, ele seguirá firme e da melhor forma”, complementou.

Ação despertou interesse nos servidores. Foto: Ascom SMS

Serviço

Para garantir o suporte adequado a quem que largar o cigarro, o município dispõe atualmente de quatro Núcleos de Cessação de Tabagismo em funcionamento: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes) e UBS Durval Cortez (Prado). E em breve, o Núcleo do Hospital Universitário – que suspendeu as atividades durante a pandemia – também retomará o atendimento.

Nesses locais, os usuários contam com acompanhamento da equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas e médicos) durante o período de um ano. A metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é aplicada por meio de livros que surgiram de vários estudos da experiência com câncer e doenças relacionadas ao tabaco.

Os interessados em saber mais sobre os serviços dos Núcleos e como procurar essa ajuda, podem entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5499 (II Centro de Saúde) e 99973-5231 (Whatsapp).

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.