Saiba como emitir guias tributárias pela internet

Redação 16/06/2021 às 09:57
Saiba como emitir guias tributárias pela internet
Novo sistema possibilita mais transparência na emissão de tributos. Foto: Ascom Semec

As guias de pagamento dos tributos mercantis e imobiliários da Prefeitura de Maceió devem ser emitidas, exclusivamente, pela internet, no www.online.maceio.al.gov.br. Para acessar a plataforma de emissão, o cidadão deve ir em ‘Cadastro e Pagamento de Tributos’ e ‘Acessar Emissão de Guias’. Ele será automaticamente direcionado ao novo sistema tributário do Município.

Por ele, é possível emitir diferentes tipos de guias mudando apenas a natureza do tributo, na opção ‘Cadastro’, e os dados solicitados pelo sistema. Também é possível consultar boletos e débitos antigos informando o CPF ou o CNPJ em ‘Pessoa – PF/PJ’, também na opção ‘Cadastro’.

Saiba como emitir as guias de acordo com a natureza de cada tributo

Tributos imobiliários – Para emitir tributos imobiliários, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Lixo, basta selecionar a opção ‘Imobiliário – IM Imobiliária’ e digitar o número de inscrição do imóvel, que consta no carnê do IPTU. Em seguida, clicar em ‘pesquisar’, escolher o pagamento que deseja fazer, ir em ‘Emissão Guia à Vista’ e gerar o documento.

Tributos mercantis – Para emitir tributos mercantis, como a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), ele só precisa selecionar a opção ‘Mobiliário – Empresa/Autônomo’ e preencher com a inscrição municipal. Depois, ele deve selecionar o pagamento que deseja em ‘Emissão Guia Vista’ e emitir o documento de arrecadação.

Em ambos os casos, o contribuinte pode conferir todo o histórico de pagamento que consta em seu nome. Além disso, o novo sistema também permite a emissão de várias guias de uma mesma natureza em um único documento. Basta escolher duas ou mais guias no espaço no lado esquerdo da página, ir em ‘Emissão de Guia a Vista’, se certificar de que os dados que constam no boleto estão corretos e imprimir.

Contribuinte pode selecionar mais de uma guia (1) e emiti-las num único documento (2).

O cidadão também pode calcular os juros e multas que serão cobrados em pagamentos futuros. Tudo que ele precisa fazer é selecionar no calendário a data que deseja pagar e clicar em ‘Calcular débitos’ que será informado no demonstrativo na página inicial o valor total para aquele período.

O usuário pode selecionar uma data que deseja pagar o boleto (3) e verificar o valor do tributo com os juros e multas (4).

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está à disposição para tirar as dúvidas de contribuintes pelo e-mail atendimento@semec.al.gov.br, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Luís Otávio Mendonça (Estagiário)/Ascom Semec

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)