feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Saúde promove ação do Setembro Amarelo com foco na criança e no adolescente

Ação integra campanha de promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio 

As ações alusivas ao Setembro Amarelo continuam na capital alagoana. Com o intuito de seguir levando esse assunto a todos os maceioenses, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Luiz da Rocha Cerqueira, localizado no Conjunto José Tenório, promoveu, na quinta-feira (23), uma ação que buscou atingir o público das crianças e adolescentes. O momento foi de muita descontração para chamar a atenção da comunidade sobre o combate ao suicídio e a valorização da vida.  

Equipe do Luiz da Rocha Cerqueira levou sensibilização do Setembro Amarelo a adolescentes da comunidade. Foto: Divulgação

Com diversas dinâmicas lúdicas para a comunidade, o evento contou com ciranda cantada, balões de reflexão, arte em mamulengo e exercícios aeróbicos leves. Segundo a gerente do Capsi, Thyone Assunção, o momento foi de leveza e entretenimento para a comunidade. 

“Foram momentos de lazer, descontração e reflexões. E procuramos trabalhar com dinâmicas por meio da música para atrair ainda mais a atenção de todos”, explicou.  

Profissionais facilitaram entendimento sobre o tema com atividades lúdicas. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Thyone, o objetivo da ação foi sensibilizar e priorizar a saúde mental dos usuários da unidade e da comunidade do seu entorno. “Nosso objetivo foi chamar a atenção para o cuidado e o olhar diferenciado das famílias e sociedade para o sofrimento psíquico que as crianças e adolescentes apresentam. Priorizamos a saúde mental como meio de redirecionar e promover a saúde dentro de várias alternativas viáveis para minimizar o sofrimento dessa faixa etária”, destacou a gerente. 

A ação contou com a parceria da Rede de Apoio à Criança e ao Adolescente, a exemplo do Conselho Tutelar – órgão encarregado por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente – e da Secretaria de Assistência Social (Semas), que tem o objetivo de garantir proteção social aos cidadãos, além das unidades de saúde. 

Quem precisa de ajuda ou quer auxiliar alguém com um atendimento especializado, pode encontrar o apoio necessário nos pontos listados abaixo.

  
Serviços especializados existentes em Maceió  

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466  
– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532  
– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521  
– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517  
– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500  
– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540  

Outros números de atendimento  
– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188  
– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820. 

Amanda Ferreira (estagiária) – Ascom SMS

bg azul