Saúde recebe reforço de novos materiais e equipamentos

Redação 30/04/2021 às 15:01
Saúde recebe reforço de novos materiais e equipamentos

Unidades de referência e pontos de vacinação da Covid-19 também foram beneficiados

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) recebeu centenas de novos itens como balanças infantis, camas e focos para o atendimento ginecológico, suportes para álcool gel/sabonete líquido, equipamentos como tablets e demais insumos de suporte utilizados na informatização das unidades.

Quarenta e cinco cadeiras de rodas (para adultos, obesos e crianças) também estão entre os itens e foram entregues aos oito pontos de vacinação contra Covid-19 e às unidades de referência da capital, possibilitando o atendimento e maior conforto aos pacientes com dificuldade de locomoção.

Material separado para distribuição. Foto: Divulgação

Todo o material estava estocado no almoxarifado da SMS desde o ano passado, e ao tomar posse, o prefeito JHC determinou a realização de um levantamento detalhado dos equipamentos. Uma vez concluído, o relatório completo foi encaminhado ao Ministério Público Estadual – que solicitou informações.

O documento foi elaborado pela Diretoria-Geral de Administração (DGA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que se deparou com um grande volume de materiais acumulados, inclusive alguns que não correspondiam à atividade-fim da secretaria.

“Precisávamos detectar exatamente tudo o que havia em suas instalações e em que quantidades, para que, a partir disso, pudéssemos fazer uma distribuição mais adequada às necessidades das unidades e coordenações da SMS. Então, ao receber a solicitação do MPE, pudemos atender rapidamente, pois essa ação já estava em andamento”, explicou Giselle Mascarenhas, diretora-geral de Administração da SMS.

Distribuição proporcionou mais organização ao espaço. Foto: Divulgação

Além do material já descrito, bolsas de lona, botinas e lanternas utilizados no trabalho de combate à dengue – assim como equipamentos da área odontológica, entre muitos outros itens – também fazem parte dessa reestruturação de serviços, que visa a trazer mais eficiência e qualidade ao atendimento prestado à população.

Paralelamente ao levantamento, a DGA deu início – em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e a Coordenação de Saúde Bucal – a um mapeamento interno da carência de materiais e equipamentos nas unidades de saúde. Em conjunto com o grupo de Gerenciamento de Obras e Serviços Gerais, os itens do almoxarifado – especialmente os da área de saúde bucal, que dispunha de uma grande quantidade de materiais – começaram a ser distribuídos, de forma ordenada, mesmo antes de o relatório ter sido concluído.

“A gestão do prefeito JHC na saúde tem tido um olhar muito cuidadoso em relação às unidades do município, por isso, a determinação do secretário Pedro Madeiro é imprimir ações que garantam que elas estejam equipadas e estruturadas para atender ao usuário com eficiência”, afirma a diretora.

Betoneira sendo encaminhada à Seminfra. Foto: Divulgação

DISTRIBUIÇÃO – Procurando reduzir o volume de materiais e evitar que voltem a ficar acumulados no almoxarifado, a DGA já implantou a ferramenta PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), de controle de estoque, organizando um cronograma de saída de materiais com pouca rotatividade para 07 unidades de referência do município.

Entre os equipamentos encontrados no almoxarifado da SMS, alheios à atividade-fim, havia betoneiras, martelete e ferramentas em geral. Finalizado o levantamento, esses itens foram encaminhados – por meio de termo de comodato – à Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde poderá ser melhor aproveitada nas ações daquela pasta.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.