‘Saurê Palmares’ encerra mostrando a força e a beleza da cultura afro

Redação 16/11/2021 às 09:59
‘Saurê Palmares’ encerra mostrando a força e a beleza da cultura afro

Evento promovido pela FMAC fez parte da programação do “Vamos Subir a Serra”

Nesta segunda-feira (15), aconteceu na Praça Multieventos, na Pajuçara, o encerramento do “Saurê Palmares”, evento da Fundação Municipal de Cultura (FMAC) que reuniu diversos grupos culturais desde a última sexta-feira (12). Com apresentações variadas e um público de turistas e moradores empolgados com a ação, alguns dos representantes dos grupos que participaram do evento destacaram a importância e a visibilidade que o evento dá para a comunidade cultural.

Integrante do grupo Afro Zumbi. Foto: Bruno Wesley

Esse foi o caso do Mestre Zé Maria Silva, do coco de roda Barreiro das Alagoas. “Esse evento já é tradicional na cidade, mas é a primeira vez que um grupo de coco se apresenta aqui, porque depois de muito tempo e de muitas pesquisas veio a se entender que o coco de roda também faz parte da cultura afro”, destaca o mestre, enfatizando que o ritmo musical é uma tradição do povo negro.

“A pisada no barro faz parte das história dos negros, da história do candomblé, e foi justamente dentro de um terreiro que meu grupo de coco de roda começou”, conta Zé Maria.

Coco de roda Barreiro das Alagoas. Foto: Bruno Wesley

Assim como os veteranos, os pequenos também puderam mostrar sua arte para o grande público que tomou conta da orla da praia da Pajuçara e Letícia Vitória, de 6 anos, descreve sua experiência como percussionista do surdo de frente do grupo Afro Dendê.

“Eu gostei muito de ver esse palco bonito, o som alto. Eu ensaio todos os dias, mas essa foi a primeira vez que eu me apresentei para o público e espero ano que vem estar aqui de novo”, relata a Letícia, que é filha do Mestre Cabelinho, que encabeça o grupo musical infantil.

Letícia Vitória, do grupo Afro Dendê. Foto: Bruno Wesley

A cantora do grupo Afro Zumbi, Bia Feitosa, destaca a importância do evento na inclusão da musicalidade afro.

“Era uma movimento que estava esquecido no nosso estado, por isso acho tão legal acontecer um evento como o ‘Saurê’ para nos divulgar, mostrar nosso trabalho. Estar aqui acrescenta muito na minha carreira e me dá mais experiência com o público”, conta Bia.

Bia Feitosa, do grupo Afro Zumbi. Foto: Bruno Wesley

O “Saurê Palmares” contou com a apresentação de 20 grupos sorteados pela FMAC que estão no edital de credenciamento de grupos afro. Os outros 13 grupos credenciados entrarão futuramente em outros eventos. O “Saurê” foi uma das metas do convênio federal “Ginga Maceió – II Edição”.

Gabriela Lyra/Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com