Página Inicial

Almanaque Maceió – Histórias de nossa cidade

Almanaque_01-JACINTINHO (0-00-02-04)

 

O Almanaque Maceió é uma série de vídeos curtos, de animação, que mostra curiosidades, peculiaridades, lendas urbanas e traços culturais da cidade. A campanha pretende contribuir para fortalecer o sentimento de pertencimento, autoestima e identidade do maceioense com a cidade, entregando-lhe um legado sobre sua formação.

 

1º Capítulo: Quem foi Jacintinho?

 

Nas raízes do bairro do Jacintinho, está o personagem Jacinto Athayde, morador de um casarão no bairro e que ficou famoso pela fabricação e comercialização de garrafadas que, segundo propagava seu criador, tinham propriedades curativas. Por essa condição, muitos lhe atribuíam o título de “doutor”. Por causa dos negócios, empregava muita gente e por isso, exercia liderança no bairro, o que lhe gerou também a alcunha de “delegado”.

 

2º Capítulo: A mulher da capa preta.

 

Uma das lendas urbanas mais famosas de Maceió. A mulher da capa preta. A história sobre um rapaz que, em um baile, se apaixona por uma bela moça. Na volta pra casa, chovia e ele a empresta sua capa preta. No outro dia, ele retorna à casa da moça em busca de sua capa. Mas uma notícia o atormenta. A bela morreu há tempo! É de arrepiar. Ele não acredita, mas encontra sua capa numa cruz no Cemitério da Piedade, na sepultura da moça com quem dançara noite passada. Carolina de Sampaio Marques, a mulher da capa preta.

 

bg azul