Secretário escreve minibiografia de Manuel Diégues Jr para Sociedade Brasileira de Sociologia

Redação 03/12/2021 às 13:56
Secretário escreve minibiografia de Manuel Diégues Jr para Sociedade Brasileira de Sociologia

Um dos maiores expoentes da sociologia do Brasil e do Estado de Alagoas, Diégues teve longa atuação na academia e no estado brasileiro

Uma breve biografia do pesquisador alagoano Manuel Diégues Júnior, de autoria do secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, foi publicada no site da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Chamado de “bionota”, o texto relata as realizações e contribuições do sociólogo para os estudos da área, assim como destaca algumas de suas principais obras.

Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Diégues Junior nasceu em 1912 em Maceió e faleceu em 1991. Em sua bionota, Elder Maia destaca que o sociólogo frequentou costumeiramente os cursos livres de sociologia regional e rural ministrados por Gilberto Freyre. O secretário pontua que Diégues teve atuação louvável nas áreas acadêmica, política e técnico-administrativa.

De acordo com Elder, que também é pesquisador das ciências sociais e professor do curso de sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a SBS é uma importante instituição para pesquisa e publicação acadêmica da área. “Diégues Júnior foi um grande pesquisador e conhecido em todo o Brasil. Ele teve grande relevância na formação de vários órgãos do estado brasileiro, como o IBGE”, conta.

“Ele participou de diversas instituições e exerceu vários cargos públicos, foi secretário do Ministério da Educação e Cultura, assim como professor de sociologia e antropologia por diversos anos no Rio de Janeiro”, sublinha Elder.

No site da SBS, foram destacadas quatro obras do pesquisador: “O Banguê nas Alagoas”, “População e Açúcar no Nordeste”, “Regiões Culturais do Brasil” e “Etnias e Culturas no Brasil”, todas com grandes contribuições para a pesquisa sociológica do Brasil e do Estado de Alagoas.

É possível conferir todo o texto escrito pelo secretário a respeito do pesquisador no site da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) por meio do link.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.