Página Inicial

Edição 2018

saberes-docentes-png1

 

Saberes Docentes em Ação – v. 4, n. 1, 2018

1 A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENEM: AVANÇOS E RETROCESSOS
Amauri da Silva BARROS
Erisson dos Santos MARINHO
Leticia de Oliveira SANTOS
Páginas 01-21

2 A INTERLOCUÇÃO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS INFANTIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ana Quitéria Rodrigues da SILVA
Lúcia de Mendonça RIBEIRO
Lucineide FERREIRA
Páginas 22-34

3 ARTE DE BRINCAR: Resgatando as brincadeiras antigas
Priscilla Ferreira de CASTRO
Páginas 35-45

4 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM CAMINHO POSSÍVEL
Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 46-56

5 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHO PARA A CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DA MATA ATLÂNTICA
Andesson Mendes de FREITAS
Manoella Cruz SOUZA
Taise Maria Nunes Dos SANTOS
Páginas 57-66

6 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO BRASIL E AS CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL (IFAL) PARA A SOCIEDADE ALAGOANA
Leticia de Oliveira SANTOS
Erisson dos Santos MARINHO
Páginas 67-81

7 ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO E SURDEZ
Dionise Bernardino do NASCIMENTO
Humberto Meira de Araújo NETO
Rosangela Maria da Silva MELO
Páginas 82-97

8 EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM REFLETIDA NO MITO DE ENSINO
Marcello Ricardo ALMEIDA
Páginas 98-111

9 LINGUAGEM MÚSICA: SONS E SILÊNCIOS DIALOGANDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Edna dos Santos CABRAL
Lúcia de Mendonça RIBEIRO
Páginas 112-124

10 MONITORIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Allan Gomes dos SANTOS
Páginas 125-142

11 O USO DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFAL
Carloney Alves de OLIVEIRA
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 143-158

12 RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM PÓS-PRODUZIDA: LIVRO DE IMAGEM -PNLD PNAIC
Rosiene Omena BISPO
Páginas 159-173

13 SALA DE ÁREAS: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO NA BRINCADEIRA
Aline Jaislane de Souza TAVARES
Páginas 174-181

14 SER MENINA E SER MENINO:  GÊNERO E SEXUALIDE NA ESCOLA
Dina Maria Vital ÁVILA
Páginas 182-194

15 TIRA UM OU EMPRESTA UM: como os alunos do 6º ano aprendem subtração?
Elberlânia Andrade FEITOSA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 195-212

16 COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA COMO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 213-225

17 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9  (NOVE) ANOS: ELEMENTOS, CONCEPÇÕES E ORGANIZAÇÃO
Ângela Maria Ribeiro HOLANDA
Páginas 226-240

18 GESTÃO DOCENTE NO PLANEJAMENTO ESCOLAR: PLANEJAR OU PRODUZIR PLANO?
Jânio Nunes dos SANTOS
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 241-254

19 O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MULHERES, PRESENTE!
Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 255-273

bg azul