Página Inicial

Prêmio Gentileza Urbana 2015

Para incentivar um novo olhar sobre a cidade, o Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB-AL) lança a 3ª edição do Prêmio Gentileza Urbana Maceió. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla).

São estas as iniciativas que concorrem aos prêmios. Dê seu voto clicando aqui. 

01. GENTILEZA: Música gratuita em bairros carentes

Autor: Prof. Cícero Batista Marinho

Apresentação

O professor de Música Cícero Batista Marinho, de forma totalmente voluntária, atua como professor de música, evangelizando crianças e adolescentes de lugares como o bairro do Vergel e o Vale do Reginaldo, há mais de uma década. As crianças se apresentam em forma de coral, em missas como as da igreja de São Pedro, Nossa Senhora das Graças entre outras, além de apresentações de Natal. A importância desta indicação se faz para estimular e valorizar as pessoas que desenvolvem trabalhos como esse, que tem um papel muito significativo incentivando as crianças e jovens a desenvolverem seus talentos, tirando-os da droga e violência.

 

02. GENTILEZA: Ações em prol da prática do skate em Maceió

Autor: FASK (Federação de Skate) e Sequência #82 Sktinfo

Apresentação

A FASK (Federação de Skate) e o Sequência #82 Sktinfo, para o bem dos skatistas e da sociedade, organizam oficinas para a prática esportiva e campeonatos em todo o estado alagoano. São ofertados ensinamentos básicos até técnicas aprimoradas. Ainda, para incentivar a prática do esporte na modalidade feminina e quebrar o preconceito, é realizado o “Encontro Feminino Alagoano de Skate”. Os eventos organizados pelo grupo têm o intuito de arrecadar recursos financeiros para reforma e manutenção das pistas de skate. Já foram realizadas reformas da pista pública da Pajuçara, Banks da Praça do Skate e a pista pública do Benedito Bentes. O objetivo do grupo é ampliar a prática do esporte.

 

03. GENTILEZA: Transformação de lixão em pracinha arborizada

Autor: Jurandyr Barbosa e Carminha Vieira

Apresentação

Por conta própria, Jurandyr Barbosa e Carminha Vieira recuperaram um espaço degradado em Maceió, perto de onde moram, próximo à Avenida Rotary. Transformaram o que era um lixão em uma pracinha arborizada, com palmeiras e flores.

Mais informações

http://g1.globo.com/al/alagoas/bom-dia-alagoas/videos/t/edicoes/v/por-conta-propria-casal-recupera-espaco-degradado-em-maceio/3272018/

 

04. GENTILEZA: Projeto de leitura em 30 praças de Maceió

Autor: Grupo Unidos, Leremos

Apresentação

O Grupo Unidos, Leremos organiza encontros para a troca de livros e distribui obras em praças da capital alagoana. Também realiza ações de acesso à cultura em comunidades desassistidas, onde mesmo que haja interesse na leitura, não há facilidade. Além das trocas de livros que são promovidas, tem também o “Vai Ver se Eu Tô na Praça”, onde são deixados livros em 30 praças da capital, e o “Livre-se”, um blog onde as pessoas podem, via postal, realizar uma corrente de trocas de livros. O grupo mantém o blog Unidos, Leremos e uma página no facebook, onde as feiras de livros são previamente divulgadas. Qualquer pessoa pode participar do grupo ou das ações que ocorrem em datas específicas, agendadas e divulgadas pelas redes sociais.

Mais informações

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/06/unidos-leremos-jovens-promovem-acoes-de-incentivo-leitura-em-al.html

https://www.facebook.com/pages/Unidos-Leremos/209641322385298

http://unidosleremos.blogspot.com.br/

 

05. GENTILEZA: Intervenções artísticas no Alagoinhas

Autor: AVISUAL – Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Alagoas

Apresentação

A Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Alagoas – AVISUAL realiza intervenções artísticas em diversos locais abertos da cidade, como no centro de Maceió e no bairro histórico do Jaraguá. Também fizeram intervenções em frente às ruínas do antigo clube Alagoinhas, com a intenção de atrair o olhar e interferir na rotina da paisagem. Na última intervenção que fizeram, pintaram o cavalo marinho que estava abandonado e pichado.

Mais informações

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/06/artistas-fazem-releitura-da-obra-o-grito-com-pneus-em-praia-de-maceio.html

 

06. GENTILEZA: Praia 100% Limpa

Autor: Alunos do curso de Marketing da FAT

Apresentação

Realizadas por alunos do curso de Marketing da FAT em praias de Maceió e Marechal Deodoro, as ações do “Praia 100% limpa” buscam chamar a atenção da comunidade local e visitantes num processo de conscientização para a importância da preservação do meio ambiente e da limpeza das praias, mantendo-as sempre livres de resíduos que possam provocar, além da poluição visual, também o entupimento de bueiros, o aparecimento de vetores transmissores de doenças, dentre outros, além de deixar o local ainda mais belo e atrativo. São distribuídas sacolas plásticas, para que as pessoas que frequentam as praias possam dar destinação adequada ao lixo produzido por elas.

Mais informações

https://www.facebook.com/praia100porcentolimpa

 

07. GENTILEZA: Cuidados com a praia e os banhistas

Autor: Barraca do Seis Horas e Hozana

Apresentação

Situada na Ponta Verde, a Barraca do Seis Horas e Hozana dá um exemplo de contribuição para a limpeza das praias. Atuando no ramo de sombreiros, cadeiras e bebidas a turistas e moradores, num misto de estratégia marqueteira e consciência ambiental, há cerca de 2 anos passou a empregar lixeirinhas e placas de sinalização com frases sugestivas como “Lixo e praia não combinam” ou “Não jogue filtros de cigarro na areia”. O comerciante também utiliza uma placa que mostra o tempo que alguns materiais levam para ser absorvidos pela natureza após o descarte incorreto. Ao fim de cada dia, o lixo recolhido é posto num saco plástico e coletado pelos garis que atuam na orla. A barraca oferece ainda pulseiras de identificação para crianças.

Mais informações

https://www.facebook.com/seishoras.hozana

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=240894

 

08. GENTILEZA: Agosto Popular – Celebrando Cultura Popular na Praça Santa Tereza

Autor: Articulação dos Grupos da Cultura Popular e Afro-Alagoana, Coletivo AfroCaeté, CEPA Quilombo, Quintal Cultural, Maracatu Raízes da Tradição e Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul.

Apresentação

Realizado tradicionalmente na Praça de Santa Tereza, no bairro da Ponta Grossa, o “Agosto Popular – Celebrando Cultura Popular na Praça Santa Tereza” traz todos os anos apresentações artísticas das mais diversas, inclusive cultura afro, apresentações de Hip Hop, break e skate. Durante as atividades são homenageadas pessoas e grupos que contribuem para o desenvolvimento da cultura de Alagoas.

Mais informações

 

09. GENTILEZA: Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias em Maceió

Autor: Coca-Cola e Faculdade da Cidade de Maceió (FACIMA)

Apresentação

Dia 20 de Setembro é comemorado o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias. Realizada em vários países, a ação surgiu da preocupação com o aumento do descarte de resíduos nos rios, lagoas e oceanos. Em Maceió, destacam-se as ações realizadas desde 2009 pela Coca-Cola em parceria com a FACIMA, recolhendo todos os anos nessa data (ou próxima a ela) um grande volume de lixo das praias. A ação tem como voluntários alunos de todos os cursos, professores e coordenadores da faculdade. O movimento envolve a consciência ambiental da comunidade e acontece geralmente na praia da Pajuçara, com duração de 5 horas. O volume arrecadado é contabilizado, feita a coletiva seletiva e os materiais recicláveis são doados a cooperativas.

 

10. GENTILEZA: Piqueniques na Praça

Autor: Direitos Urbanos Maceió

Apresentação

Os Piqueniques nas Praças de Maceió surgiram de uma discussão no Grupo do Facebook Direitos Urbanos com o intuito de ocupar os espaços que se encontravam abandonados ou com pouco uso pela população, mas que são essenciais ao convívio no meio urbano. Esse evento de ocupação dos espaços públicos com a finalidade de discutir e viver o futuro que queremos para a nossa cidade acabou inspirando eventos semelhantes organizados pela Prefeitura de Maceió, como o Lazer na Praça.

Mais informações

 

11. GENTILEZA: Viva Melhor na Praia

Autor: UNIMED Maceió

Apresentação

O Viva Melhor na Praia é um programa de responsabilidade social que acontece na orla de Maceió, atualmente no corredor Vera Arruda, no Stella Maris. Iniciado em fevereiro de 2000, tem como objetivo incentivar a prática regular de atividade física. É aberto aos beneficiários da Unimed e comunidade em geral, com vagas limitadas. A ação visa a combater o sedentarismo, importante fator de risco na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e disponibiliza diversos tipos de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas: aulas de Ginástica, Alongamento, Tai Chi Chuan, Pilates no Solo, Musculação Funcional e Danças. Em datas comemorativas e ligadas à saúde são realizadas outras ações e momentos de socialização entre os participantes.

Mais informações

http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/maceio/2013/05/31/248251/prefeitura-cede-parte-do-vera-arruda-a-unimed-para-acoes-gratuitas-de-bem-estar

 

12. GENTILEZA: Maceió com Gentileza

Autor: FACIMA (prof. Francisco Silvestre dos Anjos)

Apresentação

Maceió com Gentileza é um projeto realizado pelos alunos da Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade – FACIMA-TI, do Curso de Agente Social, com o apoio acadêmico da FACIMA e diversos parceiros. Coordenado pelo professor Francisco Silvestre dos Anjos, o evento acontece sempre no Dia Nacional da Gentileza (29/05) pelas ruas da cidade de Maceió onde haja semáforos sem faixas de pedestre, além de shoppings e supermercados do município. Uma curiosidade: o Dia da Gentileza de Maceió foi instituído em 22/05 através da Lei Nº 6.431/13, de autoria do vereador Silvio Camelo (PV).

 

13. GENTILEZA: Eventos de adoção de animais de rua em Maceió

Autor: Equipe Dog&Cat, Pet Place e Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA)

Apresentação

Há várias iniciativas, de ONGs, pessoas comuns e empresários, que buscam facilitar a adoção de cães e gatos que foram abandonados e sofreram maus tratos nas ruas, tais como:

Equipe Dog&Cat – 3 amigas que resgatam animais das ruas e cuidam deles para adoção.

Pet Place – Naimais que precisam de um lar têm, literalmente, uma importante vitrine para adoção em Maceió. A loja Pet Place, do Parque Shopping Maceió, fechou parceria com a ONG NEAFA para disponibilizar gatos para adoção. São animais já vermifugados, vacinados em dia e os adultos, castrados, que ainda recebem 1 ano de atendimento gratuito na sede do NEAFA.

NEAFA – ONG que oferece assistência a animais, organizando feiras e campanhas de adoção de animais que foram castrados, vermifugados e precisam de lares responsáveis.

Mais informações

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/bom-dia-alagoas/v/maceio-tera-feira-de-adocao-de-caes-e-gatos-no-proximo-sabado/3764647/

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=251850

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/al-tv-1a-edicao/v/neafa-realiza-adocao-de-caes-e-gatos-a-distancia/3533974/

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/bom-dia-alagoas/v/neafa-realiza-feira-de-adocao-de-animais-no-proximo-sabado-em-maceio/3592616/

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/bom-dia-alagoas/v/neafa-realiza-bazar-em-prol-da-causa-animal-neste-sabado-em-maceio/3670950/

 

14. GENTILEZA: Decoração junina do Conjunto Freitas Neto

Autor: Associação de Moradores do Conjunto Freitas Neto e Cooprel (Cooperativa dos Recicladores de Alagoas)

Apresentação

Provando que a reciclagem de resíduos faz cada vez mais parte da nossa vida, catadores da Cooprel produziram ornamentos juninos e vestidos matutos “bordados” reutilizando material reciclável, como retalhos, plástico e garrafas PET, junto a outros itens descartados entregues à cooperativa. Os ornamentos e trajes típicos alcançaram grande sucesso num dos arraiais do Conjunto Freitas Neto, no Benedito Bentes, bairro em que a unidade se localiza. A solicitação veio de Rosineide dos Santos, presidente da associação de moradores do Conjunto. Como o “palhoção” não foi contemplado no edital da Fundação Municipal de Ação Cultural, o jeito foi improvisar na festa, solicitando aos catadores a produção de peças decorativas.

Mais informações

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/06/comunidade-transforma-lixo-em-decoracao-para-arraial-em-maceio.html

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-al/bom-dia-alagoas/v/moradores-do-benedito-bentes-fazem-decoracao-junina-com-material-reciclado-em-maceio/3446693/

 

15. GENTILEZA: Corrida Feliz

Autor: Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (APALA)

Apresentação

Atraindo corredores por uma causa mais que especial, a luta contra o câncer infantil, a “Corrida Feliz” da APALA integra uma campanha cujo ponto principal é o “McDia Feliz” do Instituto Ronald McDonalds, em que uma vez por ano todas as unidades da rede McDonalds revertem a renda do McLanche para entidades voltadas a pacientes com câncer. Maior a cada ano, a terceira edição em 2014 contou com 700 corredores, superando os dois anos anteriores e inserindo o evento no calendário de corridas de rua de Maceió, ajudando a conscientizar o corredor alagoano da importância do trabalho realizado pela APALA no combate ao câncer, de forma a manter o sonho de crianças e adolescentes acometidos pela doença.

Mais informações

 

16. GENTILEZA: Munguzá do Pinto

Autor: Braga Lira

Apresentação

O tradicional Munguzá do Pinto, festa que todos os anos antecede uma das maiores prévias de carnaval de Maceió, o Pinto da Madrugada, é um desjejum oferecido aos passantes da orla de Pajuçara, sendo considerado a abertura oficial das prévias carnavalescas do estado. O organizador do bloco Pinto da Madrugada, Braga Lira, também é responsável pelo Munguzá do Pinto, que mesmo com a falta de recursos financeiros por parte da Prefeitura de Maceió realiza o tradicional evento. Ao som da orquestra, são distribuídos muitos copos de mungunzá e, segundo os organizadores, é uma receita infalível para dar energia no Carnaval. Há ainda um concurso para ver quem consegue comer mais munguzá.

Mais informações

 

17. GENTILEZA: Movimento Slack Beach

Autor: Oxeline Slackline

Apresentação

Indicado para todas as idades, o Slackline é um esporte praticado sobre uma fita esticada em volta de duas bases fortes, de forma que o praticante ande sobre a fita com extremo equilíbrio. Vem ganhando popularidade no Brasil nos últimos anos e também em Alagoas. Já há alguns anos na ativa, o grupo Oxeline Slackline propaga o esporte no Estado através de eventos, competições e exibições em locais públicos, abertos a quem desejar conhecer e participar do esporte. O Movimento Slack Beach é uma das atividades mais recorrentes do grupo Oxeline, realizado nas praias de Maceió, permitindo que as pessoas tomem contato com o esporte de forma gratuita, ao passear pela orla e se deparar com uma exibição pública.

Mais informações

https://www.facebook.com/Oxeline

 

18. GENTILEZA: Desafio Intermodal de Maceió

Autor: Arq. Daniel Moura

Apresentação

Transitar na capital alagoana durante os “famosos” horários do rush vem se tornando uma verdadeira missão, principalmente com o aumento crescente na frota de veículos, que já chega a 270 mil, segundo o Departamento de Trânsito de Alagoas – Detran-AL. Diariamente milhares de pessoas enfrentam longos engarrafamentos com carros, motocicletas, ônibus, entre outros veículos. Avaliar qual o meio de transporte mais eficiente nos horários de grande fluxo na cidade é a proposta do Desafio Intermodal de Maceió, que acontece todos os anos, organizado por Daniel Moura. A importância do evento é chamar a atenção do poder público e da sociedade para a mobilidade urbana com outros tipos de modais além do carro.

Mais informações

 

19. GENTILEZA: Uma obra que salva vidas

Autor: Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI-AL)

Apresentação

Em 2012, na realização do Prêmio Master ADEMI, foi firmado o convênio de construção da piscina da ONG O Consolador. Fundada em 1941, a ONG pauta suas ações no cumprimento da Política Nacional dos Direitos Humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente, com foco em famílias abaixo da linha de pobreza e pessoas com deficiência. Realiza ações de proteção e educação de qualidade através do esporte, atividades culturais, de capacitação profissional, protagonismo juvenil e inclusão digital. Desde 2001 o grande sonho da entidade era edificar uma piscina, algo concretizado a partir da ação da ADEMI, cujo grande desafio foi adquirir recursos para viabilizar a obra. Beneficiando mais de 1.300 crianças e jovens, a piscina teve o apoio de empresas associadas à entidade e fornecedores parceiros e recebeu o nome do triatleta alagoano Álvaro Vasconcelos Filho, jovem esportista que faleceu atropelado em 2013.

20.GENTILEZA: Ensaio aberto Coletivo Afrocaeté

Autor: Coletivo Afrocaeté

Apresentação

O Coletivo AfroCaeté é um grupo de amigos de diversas idades e profissões, amantes da cultura alagoana que tem como objetivo principal a valorização, reprodução e difusão das riquezas musicais de Alagoas. Articula em conjunto com os demais setores artísticos e sociais ações e estratégias que exaltem o sentimento de pertencimento dos alagoanos, voltando o olhar para referências locais, uma luta de todos os alagoanos. Todo domingo o Coletivo Afrocaeté realiza ensaios abertos gratuitos em sua sede, no bairro histórico de Jaraguá, ajudando a compor um calendário cultural permanente para moradores e visitantes de Maceió

Mais informações

http://coletivoafrocaete.blogspot.com.br/

21.GENTILEZA: Oficinas e ensaios abertos Maracatu Baque Alagoano

Autor: Maracatu Baque Alagoano

Apresentação

Surgido em março de 2007, o Maracatu Baque Alagoano é legalmente uma associação sem fins lucrativos que ao longo dos anos vem se firmando dentro do estado de Alagoas como um grupo percussivo preocupado em difundir as tradições locais por meio da execução de músicas de domínio público. Atualmente o grupo apresenta cerca de 90 integrantes com idades entre 8 e 65 anos. Seus integrantes realizam oficinas e ensaios abertos todos os sábados na Praça Marcílio Dias, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió, proporcionando uma programação cultural permanente na cidade.

Mais informações

http://maracatubaquealagoano.blogspot.com.br/.

22.GENTILEZA: Encontro Encrespa Geral Maceió

Autor: Tamires Melo

Apresentação

O Encrespa Geral é um evento realizado em todo o Brasil, atualmente em sua 4ª edição em Maceió. Em 2015, foi convocado na forma de um piquenique na Praça Centenário, como maneira de celebrar a valorização do uso de cabelos naturais, sejam eles crespos, cacheados ou ondulados. Uma série de atrações artísticas e culturais marcou o evento, de forma a movimentar os participantes presentes na praça, com palestras, mesas redondas e aulas de capoeira que puderam ser feitas gratuitamente.

Mais informações

http://www.maceio.al.gov.br/semel/noticias/lazer-na-praca-do-centenario-recebe-o-encrespa-geral-maceio/

23.GENTILEZA: Semana Mundial do Brincar em Maceió

Autor: Aliança pela Infância – núcleo de Maceió

Apresentação

A Semana Mundial do Brincar é uma mobilização que nasceu no Brasil e vem sendo realizada em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar. A Semana é promovida pela Aliança pela Infância em parceria com dezenas de outras organizações.
O evento acontece a partir da iniciativa de grupos que organizam – em lugares públicos e privados – brincadeiras, palestras, debates e mobilizações políticas que defendam o tema do brincar. Todas as atividades da Semana são gratuitas para adultos e para crianças.

Mais informações

https://semanamundialdobrincar2015.wordpress.com/2015/05/19/semana-mundial-do-brincar-em-maceio/

bg azul