semptur feed

SEMPTUR

Secretaria Municipal de Promoção do Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409

Turistas estrangeiros visitam o Museu Theo Brandão

turismo1A turista da Califórnia (Estados Unidos), Carolina Mattern, ficou maravilhada com o Museu Theo Brandão, que guarda o acervo da cultura popular alagoana e nordestina.  A estrangeira aproveitou as 4 horas da parada do cruzeiro Maasdam no Porto de Maceió para fazer o roteiro cultural em Maceió com o auxilio dos folhetos Navegue pelos Museus e Ande pela Cultura na versão em inglês. Os folhetos foram distribuídos no Centro de Atendimento ao Turista no receptivo do Porto.

Carolina Mattern  disse, em espanhol, que saiu do mar da Flórida e termina a viagem de cruzeiro no Caribe, totalizando 50 dias pelos mares.  A americana está entre os mais de 700 turistas que até agora visitaram o museu Théo Brandão.

A assessora da direção do Museu, Madalena de Oliveira, disse que até esta terça-feira (26) o público é 100% de turistas. “O folheto da Semptur sobre os museus e os momentos históricos é uma ferramenta importante, porque incentiva os turistas a visitarem os equipamentos culturais. Com o mapa em inglês, a própria Carolina já vai sair do museu para conhecer a Catedral Metropolitana”, informou Madalena.

Os folhetos do Mapa de Maceió,  Navegue pelos Museus e Ande pela Cultura (do Jaraguá ao Centro) estão sendo distribuídos nos Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e nessa terça-feira também foi distribuído no CAT no Porto de Maceió que recebeu o cruzeiro com 1.200 pessoas, na sua grande maioria turistas estrangeiros.

Museu Théo Brandão

turismo2O Museu Théo Brandão, localizado no bairro do Jaraguá, na praia da Avenida, guarda o rico acervo da cultura popular num casarão de dois andares e desperta o olhar por sua beleza arquitetônica. O nome do Museu é em homenagem ao professor e folclorista Theotônio Vilela Brandão, cuja coleção de arte popular foi doada ao espaço. O museu expõe, ainda, objetos da cultura brasileira e de vários países, destacando-se México, Espanha, Portugal e alguns africanos. A maior coleção, porém, é de peças nordestinas, sobretudo alagoanas. No museu tem a sala Fé, que mostra o sincretismo religioso e a coleção de ex-votos.

A sala do Carnaval conta a história dos blocos e dos Filhinhos da Mamãe, a sala do Fazer guarda o acervo dos bordados e artesanatos de barro,  já na sala do Saber tem os instrumentos da cozinha de engenho e a sala dos Artesãos são peças dos artistas populares homenageados com o prêmio Gustavo Leite.

O museu conta com uma loja que vende o artesanato alagoano das cidades de Capela, Satuba, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar e Maceió. O Museu Theo Brandão funciona de terça (das 9 até as 17h) a sábado (das 14 até as 17h). A entrada  é gratuita.

Nide Lins – Ascom Semptur

bg azul