Página Inicial

Serviços da Prefeitura de Maceió

Disque Luz

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação (Sima) disponibiliza aos maceioenses o Disque Luz (0800 031 9055), disponível apenas para telefones fixos), canal rápido para população fazer solicitações ao órgão. A ferramenta dispensa a burocracia e contribui para acelerar o atendimento das solicitações apresentadas pelos cidadãos. Para efetivar a solicitação, basta ligar e informar o endereço exato, com atenção voltada para a descrição do bairro e da rua que precisam ter a iluminação reparada.

Depois de acionada, os agentes da Superintendência têm até 72h horas para comparecer ao local informado e avaliar a situação. Em seguida, a equipe executa os trabalhos apropriados para resolver o problema informado pelo morador. Nos casos de postes a equipe da Sima inicialmente faz a verificação se o equipamento pertence à Prefeitura ou à Eletrobrás e dá o encaminhamento necessário.

Disque Limpeza

Vinculado à Diretoria do Departamento de Fiscalização da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), o telefone 0800 082 2600 está disponível para a população, de segunda-feira à sábado, das 7h  às 18h, para informar sobre descarte irregular de resíduos e denunciar pontos onde a população despeja lixo irregularmente.

Disque SMTT

Para solicitar a presença de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para ordenar o trânsito, fazer denúncias de estacionamentos irregulares e uso inapropriado de vagas a deficientes e idosos, o cidadão pode ligar para o 3315-3590 (24h) ou 118

Disque Denúncia da SEMSCS

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) possui o número 3315-4747, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para receber denúncias sobre irregularidades em construções, afixação de equipamentos em espaço público ou obstrução do passeio. O denunciante tem a possibilidade de ter a identidade preservada e as soluções dos problemas são baseadas nas determinações dos Códigos de Postura e Urbanismo do município.

Disque Defesa Civil

Os lugares com possibilidade de desabamento e outras áreas de riscos podem ser informados à Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil por qualquer cidadão pelo 0800 030 6205 ou 3315-1437, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após esse horário, as ligações devem ser feitas diretamente para o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. Aos sábados e domingos, as ligações devem feitas diretamente para o Corpo de Bombeiros, que após acionado, mobiliza equipes da Defesa Civil.

A Defesa Civil Municipal acompanha os boletins da previsão do clima da capital e está sempre em contato com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), compostos por líderes dos bairros.

Recuperação de vias

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) disponibiliza os telefones 3315-5007 e 3315-5008 para que a população solicite manutenção asfáltica e reparos em galerias pluviais. A Seminfra conta com seis equipes para os trabalhos do cronograma normal e duas para agir nas demandas de mais urgência dentro da cidade.

Tira Dúvida da Semtabes

O Sistema Nacional de Empregos da Prefeitura de Maceió (Sine/Maceió), conduzido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), possui um canal próprio para que os cidadãos tirem suas dúvidas quanto ao cadastro para oferta de empregos e informações sobre benefícios que o trabalhador tem direito.  Todos os telefones funcionam das 8h às14h, de segunda a sexta-feira. Acompanhe: o número gratuito para o trabalhador para entrar em contato é o 3315-6205. Para empregadores que tenham interesse em contratar mão de obra, o telefone é 3315-2856.  Para informações sobre economia solidária, os cidadãos podem ligar para o número 3315-6220. Autônomos, micro e pequenos empreendedores podem buscar orientações por meio do telefone 3315-1904.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) disponibiliza o telefone 0800 284 8048 para que a população informe os locais em que pessoas em situação de rua possam receber atendimento básico de equipes do órgão.  Para tirar dúvidas sobre o benefício do Bolsa Família, os maceioenses podem ligar para a Coordenadoria do Bolsa Família em Maceió por meio do telefone 3315-3686. O horário de atendimento dos telefones é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Meio Ambiente

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), a população pode contribuir com a fiscalização de crimes ambientais: a Secretaria disponibiliza os números 3315-4735 e 3315-4736, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

bg azul