Site ‘Raio -X da Prefeitura’ está no ar e fortalece transparência do município

Redação 26/04/2021 às 17:30
Site ‘Raio -X da Prefeitura’ está no ar e fortalece transparência do município

Ferramenta confirma respeito e seriedade no manejo dos recursos públicos

A Prefeitura de Maceió lançou, nesta segunda-feira (26), mais uma ferramenta de comunicação entre a gestão do prefeito JHC e o universo de mais de um milhão de maceioenses, de acordo com dados estimados do IBGE, em 2020. Trata-se do site ‘Raio – X da Prefeitura’ (http://raiox.maceio.al.gov.br/) que apresenta integralmente a situação das contas da administração municipal.

De forma bem didática, em sua apresentação de abertura, o usuário terá acesso a um vídeo tutorial que explica o funcionamento e como ocorre a interação com o cidadão. Qualquer pessoa pode enviar sugestões ao clicar na aba Fale Conosco.

O site ‘Raio – X da Prefeitura’ foi criado para apresentar aos maceioenses um diagnóstico correto da situação em que foi encontrada a cidade e tem como principal missão mudar Maceió. O primeiro passo foi dado ao realizar diagnósticos em 17 áreas que impactam diretamente na vida dos moradores e visitantes da cidade.

“Transparência e eficiência andam lado a lado. Por isso, lançamos o Raio-x da Prefeitura, uma iniciativa pioneira. No site, é possível encontrar os principais problemas de Maceió e o que estamos fazendo para solucioná-los”, explicou o prefeito JHC.

Naturalmente, as áreas de abrangência correspondem a cada pasta administrativa da atual gestão: Saúde, Segurança, Iluminação, Educação, Cultura, Habitação, Meio Ambiente, Turismo, Transporte Público, Infraestrutura, Trabalho e Abastecimento, Economia, Gestão, Assistência Social, Mulheres, Previdência e Afundamento do Solo.

Conforme explicou o secretário municipal de Comunicação, Lininho Novais, o ‘Raio – X da Prefeitura’ contribui com a transparência do trabalho que está sendo realizado pela gestão do prefeito JHC.

“O site foi criado para dar mais transparência à gestão municipal, mostrando os problemas a serem enfrentados pela Prefeitura, quais as soluções propostas e como elas contribuirão para melhorar a vida do cidadão maceioense”, esclareceu Novais.

Para o secretário, é fundamental que a população conheça o estado em que a atual gestão assumiu a Prefeitura: “há uma herança maldita que inclui dívidas astronômicas e problemas graves em áreas essenciais como saúde e educação”, concluiu Lininho Novais.

O secretário de Governança, Antônio Carvalho, explicou como foram feitas as coletas das informações necessárias para a página. “O mapeamento foi fruto do acordo de cooperação técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que fez parceria com a Consultoria Elo, para auxiliar no mapeamento e identificação dos problemas da gestão”.

Transparência – Para se ter uma ideia do funcionamento do site, ao clicar, por exemplo, na área Saúde, será aberto um link com os principais problemas diagnosticados, como a fila de espera de 108 mil exames. Abaixo, ao clicar na solução dos problemas é informada a ação que já foi colocada em prática.

No caso dos exames, o horário de atendimento foi ampliado, como já ocorre no PAM Salgadinho e no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), que, agora, atendem aos sábados. Quem acessar a aba ‘Como isso vai melhorar a sua vida’ vai saber quais serão os benefícios das ações na melhoria da qualidade de vida dos usuários dos serviços prestados pela Prefeitura de Maceió.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860