feed

SLUM

Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió

Praça Ciro Acioly, 96, Ponta Grossa
CEP 57014-710 // Fone: (82) 3315-3062 // Disque Limpeza 0800 082 2600

Página Inicial

Educação Ambiental

Projetos e Ações

Educação Ambiental nos Mutirões de Limpeza
Nos mutirões de limpeza os educadores ambientais realizam visitas porta a porta em abordagem com os moradores com dicas e orientação sobre os horários de coleta domiciliar, a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos e as formas corretas de acondicionar e a dispor o lixo no horário de passagem do caminhão coletor.

Palestras de Implantação de Coleta Seletiva
A ação é realizada com comunidades, escolas, empresas e instituições públicas e privadas que solicitam a implantação da coleta seletiva. O conteúdo esclarece a forma de separação dos recicláveis e quais tipos de materiais devem ser separados para a prática efetiva da reciclagem, como a separação do lixo seco do lixo molhado (orgânico) para envio às cooperativas de catadores.

Implantação de Coleta Seletiva nas repartições públicas municipais

Em obediência à Lei Municipal nº 5.498/2006 que institui a utilização do papel reciclável nas repartições públicas e implantação de coleta seletiva para destinação dos recicláveis a cooperativas de catadores, a SLUM está reeditando o projeto de implantação de coleta seletiva nas repartições públicas com palestras para sensibilizar os funcionários quanto à necessidade de fazer o dever de casa e dar o exemplo à sociedade.

Arte-educação

A SLUM dispõe de um grupo de educadores ambientais que ministram oficinas de arte com materiais recicláveis em escolas, associações de moradores, empresas e demais instituições mediante solicitação à superintendência

Com o objetivo de promover consciência ambiental, a SLUM também participa de exposições com artefatos produzidos com material reciclável. Assim, itens que até então eram tidos como lixo, na verdade, tornam-se matéria-prima reaproveitada para a confecção de brinquedos, bolsas, pufes, mobília, e ornamentos, entre outros.

Por fim, os educadores ambientais promovem palestras relacionadas a temáticas ambientais, manejo de resíduos, dicas e orientações sobre reciclagem e implantação da coleta seletiva em comunidades, empresas, escolas e outras instituições públicas e privadas.

Praia Limpa

No período do verão quando nossas praias ficam movimentadas é que entramos com o Projeto Praia Limpa, educadores vão até a orla para orientar os frequentadores, ambulantes e comerciantes quanto a necessidade de conscientização ambiental das nossas praias. Na ação, também são distribuídos lixeiras para carros (lixocar) nos sinais de trânsito.

As atividades são desenvolvidas em conjunto com parceiros como escolas, cooperativas de catadores e empresas da iniciativa privada.

O projeto da SLUM também é parceiro na ação do Dia Mundial de Limpeza de Praia, promovido anualmente por uma fabricante de refrigerantes.

Varre Grota

Inspirado no projeto Varre Vila, originalmente realizado em comunidades da cidade de São Paulo, o Varre Grota tem por objetivo encontrar soluções para comunidades que apresentam dificuldades de acesso na coleta domiciliar e problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos.

O projeto piloto tem como alvo inicial o complexo habitacional que envolve a Comunidade São Rafael, o conjunto Santo Onofre e o Loteamento Ipanema.

Após mapear e discutir junto às lideranças comunitárias os principais problemas relacionados ao lixo e à limpeza urbana, o projeto trouxe mudanças significativas que alteraram a paisagem das comunidades. Alterações na logística de coleta, ações de educação ambiental e a contratação de novos garis comunitários contribuíram para cenário atual, porém, o sucesso da iniciativa só foi possível graças à efetiva participação da população, que abraçou o Varre Grota.

Ruas, praças e escadarias antes tomadas pelo lixo são agora mantidas limpas. O riacho, outrora colorido por embalagens plásticas, garrafas PET e até móveis e eletrodomésticos descartados inadequadamente, hoje flui suas águas cor de areia sem apresentar sinais de alagamento.

Agora, além de manter a situação de limpeza atual nas comunidades atendidas inicialmente, o objetivo da Prefeitura será o de levar o Varre Grota para outras localidades.

bg azul