feed

SLUM

Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió

Praça Ciro Acioly, 96, Ponta Grossa
CEP 57014-710 // Fone: (82) 3315-3062 // Disque Limpeza 0800 082 2600

Página Inicial

Projetos e ações

cooperativa 01

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) trabalha na elaboração de diversos instrumentos de apoio às cooperativas de catadores, de modo a incentivá-las no desenvolvimento da coleta seletiva.

Coleta Seletiva

Resultado de um processo pioneiro, a coleta seletiva já é realidade em Maceió. Em 2017, a Prefeitura contratou quatro cooperativas de recicladores para realizar a coleta porta a porta na cidade. Nesse primeiro momento, são atendidos os bairros de Cruz das Almas, Pontal, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. O número de bairros atendidos será aumentado nos próximos anos.

A contratação das cooperativas irá gerar economia para o Município, além de aumentar em até oito vezes o faturamento das cooperativas, beneficiando 400 famílias.

Roteiro das cooperativas

A Cooplum, a Coopvila, a Cooprel do Benedito Bentes e a Cooprel da Serraria foram as contratadas. Confira abaixo qual cooperativa atende o seu bairro.

  • Cooplum: Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde (até a Sandoval Arrochelas)
  • Coopvila: Ponta Verde (a partir das Sandoval Arrochelas), Pajuçara e Pontal
  • Cooprel do Benedito Bentes: todo o complexo do Benedito Bentes
  • Cooprel da Serraria: Serraria, Antares e Jardim Petrópolis

Os bairros que ainda não contam com a coleta porta a porta estão recebendo os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável. Os PEV’s estão na Praça do Centenário, no Farol; na Praça Genésio de Carvalho, na Gruta; na Praça da Faculdade, no Trapiche; na orla da praia de Ponta Verde; no Terminal do Graciliano Ramos; na Praça do Colégio Atheneu, no Salvador Lyra e na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro. O material depositado nos pontos também é coletado pelas cooperativas contratadas pela Prefeitura.

Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis

A Slum marcou um passo decisivo no ordenamento da coleta seletiva na capital com a inauguração do primeiro Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis, em fevereiro de 2014. Cedido à Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel), a unidade fica situada no Loteamento Freitas Neto, s/n, no bairro do Benedito Bentes, e tem capacidade para atuar com até 55 catadores.

Com 650m² metros quadrados de área interna, o Galpão de Triagem foi construído com recursos do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal) e da Prefeitura de Maceió, além de contar com apoio da Braskem S.A.

Com o funcionamento da unidade, o Benedito Bentes se torna o primeiro bairro na cidade a contar com a coleta seletiva implantada em sua totalidade, excetuando-se, no primeiro momento, as áreas de difícil acesso. A Slum estima que resíduos recicláveis gerados por 55 mil moradores poderão ser recolhidos e destinados à unidade.

Outra unidade se encontra em construção no bairro de Antares e foi encaminhada pelo Município ao Ministério do Trabalho uma proposta de viabilidade de recursos para construção de outras 06 (seis) unidades e reforma de outras 02 (duas).

 Catador Cidadão

O cadastramento de catadores de rua que atuam na orla de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara e em ruas circunvizinhas foi realizado com o objetivo de traçar metas para criar um modelo de coleta seletiva que atenda a comunidade local, bem como promover a inserção social dos catadores cadastrados que se beneficiam dos materiais doados pelos domicílios da região.

bg azul