iprev feed

SMF

Secretaria Municipal de Finanças

Praça Manoel Valente de Lima, 05, Centro
CEP 57020-150 // Fone: (82) 3315-2546

Emissão online facilita acesso ao carnê do IPTU

Os contribuintes de Maceió têm a facilidade de imprimir os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pela Internet. Quem não tiver acesso à rede mundial de computadores em casa, pode procurar uma das 30 lan houses credenciadas e os 20 telecentros gerenciados pela Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). A novidade é fruto de parceira celebrada em janeiro pela Secretaria Municipal de Finanças (SMF) e o Governo Estadual para que os maceioenses possam imprimir os talões do IPTU sem precisar se deslocar até a SMF.

A SMF espera que mais cidadãos que não possuam débitos tenham acesso ao desconto de 20% em cota única para a primeira parcela – com vencimento marcado para o dia 28 deste mês – do exercício de 2014. Para os adimplentes, na segunda parcela – com vencimento para o dia 31 de março – da cota única para os adimplentes o desconto é de 10%.

Quem possuir débitos pode efetuar o pagamento em cota única com 10% de desconto, mediante quitação da parcela restante e, na segunda parcela, o desconto é reduzido para 5%. Os pagamentos podem ser efetuados em qualquer agência bancária desde que obedecido o vencimento do boleto. Se a data não for seguida, o cidadão pode emitir boletos com novos prazos.

Passo a Passo

A Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza diferentes canais para que o contribuinte possa regularizar o IPTU. Pela internet, o maceioense (pessoa física ou jurídica) pode acessar o site da Prefeitura e clicar no link “IPTU 2014″. Em seguida, basta clicar no espaço “Clique aqui para emitir a 2ª via do IPTU”. Ao fazer isso, uma janela em pop-up será aberta.

A depender do navegador, o internauta deve liberar a janela e fornecer o número de inscrição do imóvel (que consta no carnê entregue no início do ano) e imprimir os boletos.

Caso não recorde a sequência numérica, o internauta pode clicar na lupa ao lado espaço do número de imóvel e refinar a busca fornecendo o nome do proprietário do imóvel ou a razão social da empresa. Vale ressaltar que a busca no site é referente ao ano de 2014. Quanto aos anos anteriores, a SMF já está trabalhando para ofertar a consulta a outros anos.

Já para parcelas referentes a este e anos anteriores, o contribuinte pode regularizar a situação tributária em diferentes postos de atendimento. Em todos eles, a documentação para pessoa física nominal do imóvel é RG e CPF – caso ainda não esteja no nome do proprietário, é necessário apresentar a certidão de compra e venda ou cópia da escritura do imóvel. Para pessoa jurídica é preciso apresentar o CNPJ e documento que ateste que o interessado responde pelo tributo, a exemplo de procuração.

A SMF disponibiliza ainda serviços via Internet, como consulta de certidões, reemissão de boletos, impressão e geração de certidões negativas.

Confira locais e horários de atendimento aos contribuintes:

Parte alta: Benedito Bentes (Das 9h às 15h – Na ‘Central Já’ do Shopping Pátio Maceió); Farol (Das 8h às 17h – Na ‘Central Já’ do Shopping Farol) e também na Central Já do Shopping Miramar das 8h às 14 h.

Parte baixa: Centro – no prédio da SMF, na Praça dos Palmares, Centro, das 8 às 14 horas, nos guichês de atendimento, no primeiro piso.

Para verificar os endereços da lan houses e telecentros, clique aqui.

Secom Maceió

 

 

bg azul