SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Centro de Referência em Doenças Crônicas

Criado em 2016, o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), que funciona no Bloco B do Pam Salgadinho, têm a proposta de estabelecer uma linha de cuidados para pacientes das três doenças que causam mais morte em adultos, de modo a acolhê-los e prestar atenção integral a esse usuário.

Com a linha de cuidados, pode-se estabelecer uma trajetória do paciente dentro do SUS e cada profissional estará capacitado para realizar intervenções de forma organizada e integrada com ações direcionadas para acolhimento, vínculo e responsabilização no encaminhamento desses pacientes.

Serão atendidos pelo Centro de Referência aqueles pacientes que apresentarem complicações decorrentes dessas três doenças. Os usuários devem ser encaminhados pelas próprias unidades de saúde utilizando os relatórios de referência e contrarreferência:

Clique aqui para acessar o Relatório de Referência

Clique aqui para acessar o Relatório de Contrarreferência

As Marcações e encaminhamentos também podem ser feitos pelo seguinte email:

crônicas-centroreferencia@sms.maceio.al.gov.br

O Centro:

Missão

Fortalecer e qualificar o cuidado às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade na Atenção Especializada, gerindo e regulando de forma integrada suas ações com os serviços de atenção básica, de Urgência e Emergência, garantindo a avaliação contínua e a melhoria da gestão do cuidado, através do enfoque multiprofissional e integral, por meio de cooperação técnica e compartilhamento de experiências.

Visão

Ser até 2018, o Município com o melhor Centro de Referência em Doenças Crônicas que apresenta padrões de qualidade, equidade e resolutividade.

Sociedade

Redução do número de mortalidade por complicações dessas doenças e garantir o funcionamento do Centro de Referência em todo o Estado.

Processo

• Melhorar a qualidade e a resolutividade na assistência aos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos;
  • Implantar e implementar linhas de cuidados para pacientes com hipertensão, diabéticos e obesos;
  • Implantar a estratificação de risco em todos os níveis de atenção aos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos;
  • Disponibilizar os exames de apoio e diagnósticos e medicamentos necessários para a continuação do tratamento.