SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica compreende atividades que envolvem o medicamento de forma sistêmica tendo como beneficiário maior o paciente. Essas atividades são de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, tendo como objetivo proporcionar a melhoria no acesso à população aos medicamentos com um serviço de qualidade, implementando desde a seleção dos medicamentos, tendo como um dos principais critérios o perfil epidemiológico do município, a programação, aquisição, armazenamento, distribuição até a dispensação dos medicamentos aos usuários.

O município de Maceió disponibiliza os medicamentos e correlatos contemplados na REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e RECOR (Relação Municipal de Correlatos), onde são padronizados 243 medicamentos e 151 correlatos dispensados para os usuários de acordo com as normas de dispensação da portaria n° 65/2013 de 21 de outubro de 2013, elaborada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT.

Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica (CFB) tem o compromisso de definir e coordenar a Assistência Farmacêutica no Município de Maceió, assegurando a efetividade das intervenções em saúde que envolvem o uso de medicamentos.Para entrar em contato o número de telefone é (82) 3315-5223 e o e-mail é af-farmaceutico@sms.maceio.al.gov.br

Atualmente a CFB está dividida em três setores:

• Setor Logístico da Assistência Farmacêutica Básica: Principais Atribuições: Solicitação de abertura processos administrativos para aquisição de medicamentos (REMUME) e correlatos (RECOR); Acompanhamento da execução dos processos abertos até a sua finalização – contratos vigentes executados pela CAF; Acompanhamento da execução financeira dos contratos vigentes.
  • Setor Administrativo, Planejamento e Supervisão dos serviços Farmacêuticos: Principais Atribuições: Supervisão e apoio técnico as farmácias das unidades de saúde; Comunicação com farmacêuticos; Planejamento, monitoramento e avaliação das ações da assistência farmacêutica em cumprimento às metas estabelecidas no PPA.
  • Setor Judicial: Principais Atribuições: Solicitação de abertura dos processos para aquisição de medicamentos, dietas/suplementos e correlatos provenientes das demandas judiciais; Acompanhamento da execução dos processos abertos até a sua finalização – contratos vigentes executados pela CAF – FARMAJUD; Acompanhamento da execução financeira dos contratos vigentes e emissão dos pareceres técnicos.

Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF
A CAF é o local específico para armazenamento dos medicamentos e correlatos, seja do componente da assistência farmacêutica básica, seja demandados judiciais disponibilizados pelo município. Principais atribuições: Gerenciamento do ciclo logístico de recebimento, armazenamento e distribuição dos produtos as unidades de saúde; Gestão dos contratos de medicamentos e correlatos.

Endereço: Avenida Juca Sampaio, nº 620, Barro Duro, Maceió/AL.

Laboratório de Análises Clínicas – Laclin

O Laboratório de Análises Clinicas – LACLIM – realiza seus serviços atualmente no PAM Salgadinho, atendendo aos pacientes do Bloco I em: Linfócitos CD4, Linfócitos CD8, Carga Viral, Hematologia, Bioquímica e Imuno-hormônio, com planejamento para expansão do atendimento de mais serviços.

Informações aos usuários

Onde encontrar