sms feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180

Prefeito reinaugura unidade de saúde no Conjunto Carminha

A comunidade do Conjunto Carminha, no Complexo Benedito Bentes, recebeu a Unidade de Saúde da Família Dídimo Otto Kummer totalmente reformada. A entrega foi feita na manhã desta quarta-feira (02) pelo prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô. A unidade, que atende cerca de mil usuários por mês, recebeu nova pintura interna e externa, reparos nas redes hidráulica e elétrica e retelhamento.

Reinauguração da Unidade de Saúde Otto Kummer. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

Reinauguração da Unidade de Saúde Otto Kummer. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

“Esta é mais uma unidade de saúde que foi requalificada. Era uma unidade que há muito tempo precisava da reforma para prestar um melhor atendimento à população e para dar estrutura e melhores condições de trabalho para os servidores”, comentou o prefeito Rui Palmeira, que também anunciou que há novos postos a serem reinaugurados. “Nos próximos dias também iremos entregar a unidade de Saúde do Selma Bandeira, que é aqui no Benedito Bentes e mais uma unidade no Jacintinho”, antecipou.

“A saúde municipal está num círculo virtuoso. São 11 unidades sendo recuperadas e mais duas com a construção sendo finalizada. Entregamos a UPA, seguimos com a reforma do PAM Salgadinho. Estamos mostrando o trabalho e a atenção da gestão municipal com a área da saúde”, destacou o gestor da secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nonô também falou sobre a mudança no ambiente. “Uma bela unidade recuperada com recursos próprios da secretaria estamos aqui para reinaugurar e também conversar com a direção para verificar como está o estoque de medicamentos e outras demandas”, disse.

Reinauguração da Unidade de Saúde Otto Kummer. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Reinauguração da Unidade de Saúde Otto Kummer. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Esta é uma obra que nos deixa muito satisfeitos e honrados por ser voltada para a área da saúde e pelo benefício que essa ação representa para a população. A Infraestrutura participou desta reforma junto à SMS e isso também comprova que a gestão está integrada”, pontuou Roberto Fernandes, gestor da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que colaborou com a execução das obras.

A diretora administrativa, Leila Marcolino, comentou as melhorias. “Com a reforma, mudou tudo. Esta é uma comunidade muito carente e eu acredito que a saúde é o fator principal. É uma comunidade que precisava desse carinho, dessa humanização, que precisava ser vista com outros olhos. Hoje, entregamos a reforma da unidade, mas o Carminha está recebendo um conjunto de melhorias e obras. A Secretaria de Infraestrutura, a Sima e a Slum estão atuando aqui e em breve mais obras serão inauguradas. A Prefeitura tem vindo aqui e visto as necessidades e acreditamos que outras melhorias virão. Estamos verdadeiramente felizes”, colocou.

“A mudança foi muito grande. Cheguei aqui há quatro anos e encontrei a unidade quebrada, em uma situação péssima, com portas sem ferrolhos ou fechadura, salas com mofo. Os funcionários não tinham condições de trabalhar”, destacou Valdyer Ribeiro, presidente do Conselho Gestor da Unidade de Saúde e morador da região.

USF Dídimo Otto Kummer

Com a obra, o espaço foi requalificado para o atendimento diferenciado que presta à comunidade. A unidade se destaca como uma das 30 do país a receber o reconhecimento do Ministério da Saúde pela Política Nacional da Humanização. O equipamento é divido em alas: Amarela, para urgências e atendimento prioritário, Verde, para consultas médica, odontológica e enfermagem, e Azul para consultas do Cora.

Vacinação da unidade.  Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Vacinação na unidade. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Na unidade já foram implantados o atendimento preferencial, regras para marcação de exames e estabelecimento de horários para vacinas, além do serviço de Escuta Qualificada – quando os agentes escutam a demanda do usuário, identificando os principais problemas e apontando soluções.

A reforma também possibilitou a ampliação do número de consultórios médicos, que passou de três para cinco. A unidade, que atende do recém-nascido ao idoso, também conta com sala de enfermagem, de vacinação, farmácia, sala de pré-consulta, banheiros, consultório odontológico, recepção, sala de serviço social, direção, depósito, lavanderia, copa e sala de reunião.

Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

bg azul