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Ouvidoria

Ouvidoria do SUS, em Maceió, aproxima usuários da gestão municipal

Depois de consolidar seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS em Maceió vem ampliando sua credibilidade junto aos diversos públicos, desde que ganhou o reforço de uma Comissão de Sindicância, criada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para garantir o respaldo às demandas que necessitem de providências no âmbito interno do órgão.

“Sempre tivemos uma demanda considerável de reclamações relacionadas ao atendimento recebido pelos usuários nas unidades de saúde. A diferença agora é que, quando analisadas e comprovadas, essas situações têm uma continuidade na Comissão de Sindicância, que adota as providências adequadas a cada caso”, afirma a ouvidora Josiene Barbosa.

Considerada – inclusive pelo Ministério da Saúde – como uma das mais bem sucedidas experiências da área de Ouvidorias no país, a Ouvidoria do SUS em Maceió vem fazendo a diferença no município, sendo utilizada como referência não só para outros órgãos municipais, mas também para outras cidades alagoanas, representando o olhar do usuário que faz uso do sistema público de saúde e garantindo transparência, eficiência e qualidade às ações e serviços ofertados à população, visando o fortalecimento do controle social.

Promovendo estratégias eficazes de atenção aos cidadãos, a Ouvidoria tem registrado um crescimento no número de demandas: foram 96 em agosto; 108 em setembro; e 132 demandas no mês passado. A boa notícia é que cerca de 90% delas têm tido um encaminhamento satisfatório. “Isso vem refletindo o esforço da atual gestão em garantir um atendimento digno ao usuário, buscando aperfeiçoar a dinâmica de funcionamento do SUS”, frisa Josiene.

Oito anos de existência

Criada em 8 de fevereiro de 2005, a Ouvidoria do SUS em Maceió passou por um longo período de estruturação até ser oficializada pela Portaria nº 009, em dezembro de 2006. De lá para cá, o setor vem fortalecendo sua missão, promovendo o acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao conhecimento dos setores que compõem a sub-rede de atendimento e aos órgãos competentes, eliminando a burocracia de papéis e assegurando agilidade às respostas dessas manifestações.

Paralelamente, o setor tem consolidado uma parceria maior com os próprios servidores da Saúde. Colocando em prática os princípios da Ouvidoria Ativa do SUS em visitas às unidades, aos diversos setores do prédio sede ou no acolhimento de recém-aprovados no último concurso, a Ouvidoria vem promovendo ainda uma ampla divulgação do papel que desempenha na administração pública, como instrumento de aprimoramento, modernização e humanização das relações entre a gestão e a população.

Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3315-5254 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@bol.com.br.

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