SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Programas e Redes de Atenção Básica

Programa Nacional de Imunização (PNI)

Criado há 40 anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) engloba o conjunto de 12 vacinas de interesse prioritário para a saúde pública.  O programa objetiva fornecer vacinas à população, desde o nascimento até a terceira idade, aplicadas de graça nos postos de vacinação da rede pública. O Brasil produz 96% das vacinas utilizadas no país.

Eunice Raquel Amorim
Responsável pelo programa: (82) 8752-2088

Projeto Saúde no Trânsito

O Projeto Saúde no Trânsito nasceu no dia 18 de junho de 2013 através de uma parceria entre Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde e tem como objetivo capacitar gestores para a coleta de dados sobre acidentes de trânsito e por meio da qualificação desses dados, desenharem o mapa da vulnerabilidade, identificando os locais onde ocorrem mais acidentes.

O Projeto tem como foco a conscientização para os perigos da combinação entre álcool e direção e para os riscos da velocidade excessiva, como umas principais causas de acidentes. O Saúde no Trânsito também busca qualificar motoristas das secretarias municipais através da campanha “Direção Segura”, com palestras e informativos sobre o trânsito seguro. A comissão do projeto realiza ainda, campanhas educativas em escolas e universidades.

Contato – (82) 3315 – 5224

Academia de Saúde

Doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, são causadas também por inatividade física, desse modo, buscando evitar o agravo dessas doenças, o projeto Academia da Saúde, propõe uma mudança de hábitos, através da prática de exercícios físicos e da segurança nutricional e alimentar dos pacientes atendidos pelos núcleos de atividades.

Com o objetivo de ampliar os cuidados com a saúde, através da adoção de um estilo de vida saudável, o projeto funciona atualmente em três pólos: Vergel, Osman Loureiro e Feitosa, com previsão de 30 pólos até 2017. Os usuários interessados podem procurar os núcleos, para fazer avaliação física e encaminhamento para o programa.

Contato – (82) 3315 – 5224