logo-smtt feed

SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Fone: (82) 3315-3571

Página Inicial

Faixa Azul Comendador Leão e Dona Constança

1

Distribuição das faixas na Avenida Dona Constança. Fonte: COPROT/SMTT, 2015.

 Faixa Azul 2

Distribuição das faixas na Avenida Comendador Leão. Fonte: COPROT/SMTT, 2015.

 Onde será?

As novas Faixas Exclusivas para ônibus de Maceió terão início na Rua Salvador Calmon, perpendicular à Avenida Comendador Leão e se estenderá até a Rua Luiz Francisco Cedrim, perpendicular à Avenida Dona Constança, com uma extensão total de 3,35 Km.

Cronograma da implantação

Implantação: 1º de junho de 2015
Campanha educativa: todo o mês de junho de 2015
Fiscalização: a partir de 1º de julho de 2015


Quem poderá trafegar na Faixa Exclusiva e em quais situações?

Além dos ônibus coletivos, taxistas credenciados pela SMTT/Maceió poderão circular pela Faixa Exclusiva quando estiverem com passageiros nos veículos. Os demais só deverão usar a pista da direita quando estiverem prestes a entrar em uma via com acesso desse mesmo lado e com a antecedência de dois quarteirões. Veículos destinados a socorro de incêndio, salvamento, polícia, fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias apenas poderão transitar na faixa azul quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente, conforme prevê o artigo 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O horário de funcionamento das normas da faixa azul é das 6h às 20h. Aos finais de semana e feriados, todos os veículos estão liberados para circular pela faixa exclusiva.

Quantas pessoas serão beneficiadas?

Nessas vias, circulam em dias úteis, 21 linhas de ônibus por dia, compostas por 143 veículos, que transportam cerca de 8.580 passageiros. A medida deverá tornar mais eficiente o fluxo dos transportes coletivos, ajudando a manter a pontualidade das viagens.

Faixa Azul 3

Faixa Exclusiva para ônibus na Avenida Dona Constança de Góes Monteiro – Próximo ao Maceió Shopping. Fonte: COPROT/SMTT, 2015.

Por que implantar?

“Os ônibus que circulam por ali terão mais celeridade, passando de 10 km/h para 40 km/h, reduzindo assim o tempo de viagem e fazendo com que os usuários cheguem pontualmente aos seus compromissos cotidianos.” Tácio Melo, superintendente da SMTT.

Como fica a situação dos ciclistas?

Os ciclistas continuarão com a preferência e trafegando pelo bordo. A responsabilidade dos motoristas de ônibus será sempre manter a distância de segurança que é de 1,5 m. Ressalta-se que os motoristas de ônibus podem sair da faixa azul para ultrapassar os ciclistas, em trechos que não existam duas faixas para a ultrapassagem.

Avenida Cid Scala:

Para ajudar na fluidez do trânsito, a Avenida Cid Scala, paralela à Dona Constança, terá mão única no sentido Poço-Mangabeiras. 

Implantação de binários:

Rua Dr. Carlos de Miranda: era sentido duplo, passa a ser sentido único Comendador Leão-praia na primeira quadra.

Rua Inácio Gracindo: era sentido duplo, passa a ser sentido único em direção à Comendador Leão.

Rua Desembargador Márcio Guimarães: era sentido duplo, passa a ser sentido único em direção à praia.

Travessa Dona Constança: era sentido duplo, passa a ser sentido único Dona Constança-Santo Eduardo.

Rua Bacharel Genival Lúcio da Silva: era sentido duplo, passa a ser sentido único Santo Eduardo-Dona Constança.

Rua Gregório F. de Melo: era sentido duplo, passa a ser sentido único Dona Constança-Jatiúca.

Avenida Paulo Falcão: era sentido duplo, passa a ser sentido único Dona Constança-Jatiúca.

Avenida Pretestato Ferreira Machado: era sentido duplo, passa a ser sentido único Jatiúca-Dona Constança.

Avenida Professora Nadyr Maia Gomes Rego: era sentido duplo,passa a ser sentido único Rua Empresário Carlos da Silva Nogueira-Dona Constança.

Ações educativas

Curso para motoristas de ônibus: em maio a SMTT organizará um curso voltado à conscientização dos condutores dos ônibus de Maceió sobre a otimização de utilização da faixa exclusiva, assim como o respeito ao ciclista, que se encontra em posição mais frágil na faixa exclusiva.

Fiscalização

Agentes de Trânsito junto à guarnição de fiscais de trânsito fiscalizarão irregularidades. E de acordo com o artigo 184 do CTB, o condutor que é flagrado transitando indevidamente pela faixa exclusiva, está sujeito à penalização com multa de natureza leve. Já os ônibus que transitam fora da faixa, exceto para abrir a distância de segurança dos ciclistas, também recebem multa de natureza média, conforme o artigo 185 do CTB.

bg azul