logo-smtt feed

SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Fone: (82) 3315-3571

Página Inicial

Faixa Azul Fernandes Lima

A Prefeitura de Maceió realizou a marcação da Faixa Exclusiva com a cor azul e tachas. Os corredores estão implantados à direita em toda a extensão e nos dois sentidos de fluxo das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. O objetivo é deixar a viagem do transporte público mais rápida. O horário de funcionamento deste corredor é de 6h às 20h nos dias úteis, sendo liberado o fluxo fora deste período, finais de semana e feriados.

01MA Faixa Azul 82

 

COMO FICAM OS OUTROS VEÍCULOS?

Nas faixas à esquerda, o trânsito será dos demais veículos entre eles os particulares e o de carga. Eles devem usar apenas a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado e por no máximo duas quadras.

 

OUTROS BENEFÍCIOS

Após outras ações que a Prefeitura de Maceió irá implementar, como a realização da licitação do sistema de transporte coletivo por ônibus na capital alagoana e mais recentemente a “onda verde” nos semáforos, a tendência é em médio e longo prazo ampliar o estímulo ao uso do sistema de ônibus, buscando torná-lo mais eficiente.

Ao tentar aumentar a velocidade das viagens de ônibus, a Prefeitura dá um passo inicial para estimular as pessoas a usarem menos os veículos próprios como motocicletas e carros de passeio. Trata-se de uma mudança estrutural e cultural, que precisa ser iniciada e incentivada em busca de respostas duradouras e efetivas, mesmo que de longo prazo.

Após as viagens se tornarem mais rápidas e, consequentemente, com maior pontualidade no sistema, espera-se que as pessoas diminuam a utilização de transportes não regulamentados e que trazem riscos, como moto táxi e outros veículos que fazem o transporte clandestino de passageiros.

O transporte público coletivo, enfim, começa a ser valorizado em Maceió. Naturalmente, muito há a ser feito e estas medidas têm como principal objetivo melhorar o sistema de transporte público na capital, tornando-o mais o meio mais rápido e econômico de se chegar ao seu destino.

 PERGUNTAS FREQUENTES

– O QUE SÃO FAIXAS EXCLUSIVAS E POR QUE ELAS ELAS FORAM IMPLANTADAS EM MACEIÓ?
São corredores exclusivos para o transporte público de massa, também compartilhado com transportes complementares da região metropolitana e táxis . Estes espaços estão demarcados com a cor azul e estão implantados na faixa da direita em toda a extensão nos dois sentidos de fluxo das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. No total, são 30 km (ida e volta), iniciando da Avenida Tomás Espíndola, no Farol, até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo é buscar dar mais fluidez ao trânsito de coletivos e diminuir a espera do passageiro no ponto de ônibus. Assim como outras capitais brasileiras, a mudança pretende melhorar o transporte público.

 – O QUE ACONTECE QUANDO OUTROS VEÍCULOS UTILIZAM A FAIXA?

É proibido que o condutor de carro ou motocicleta circule por dois quarteirões dentro da faixa exclusiva para ônibus. Esses motoristas somente vão utilizar a faixa azul para fazer o contorno de quadra, entrar e sair de uma rua ou acessar um estabelecimento comercial às margens das avenidas.

– QUAL O VALOR DA MULTA?

Multa de natureza leve e valor de R$ 53,20.

 

– MOTORISTAS DE ÔNIBUS PODERÃO SAIR DA FAIXA EXCLUSIVA?
Os coletivos terão permissão de ultrapassar outro coletivo pela faixa da esquerda somente em pontos de ônibus – locais estabelecidos pela SMTT. Essa medida servirá para evitar congestionamento destes veículos na faixa exclusiva. Para ordenar esse fluxo, todos os motoristas de ônibus foram capacitados pelas empresas. Os veículos com uso destinado à faixa azul que transitarem fora da faixa exclusiva recebem multa, que é de natureza média, conforme prevê o artigo 185 do CTB.

 

– E QUANTO AOS TÁXIS E TRANSPORTES COMPLEMENTARES DA REGIÃO METROPOLITANA?

Os táxis podem transitar pela faixa exclusiva, desde que estejam com passageiros e sem a película refletiva ou fumê a fim de facilitar a visualização da fiscalização. Já os transportes complementares da região metropolitana devem somente usar a faixa exclusiva, assim como os ônibus coletivos.

 

PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO DE VEÍCULOS PESADOS NA FERNANDES LIMA
A medida obedece à Lei Municipal 5.594/2007, que proíbe a circulação de caminhões, tratores e máquinas acima de cinco toneladas no trecho que compreende a Praça do Centenário e a região do supermercado Makro, das 6h às 20h. O motorista deste veículo que não respeitar a lei, será autuado. (falta valor da multa)

bg azul