logo-smtt feed

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins

Fiscalização eletrônica terá início no dia 28

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) divulgou a relação dos pontos de localização onde funcionará a fiscalização eletrônica. Os equipamentos já foram instalados e estão em fase de teste. As autuações começarão a ser feitas a partir do dia 28 de fevereiro. A fiscalização foi implantada como medida educativa e vai estar em pontos onde há grande incidência de acidentes causados por desrespeito às leis de trânsito.

Fiscalização eletrônica na Ponta Verde. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

De acordo com o órgão, a instalação da fiscalização eletrônica foi uma necessidade após um levantamento realizado em alguns locais onde é grande a quantidade de acidentes aliada ao desrespeito à sinalização. “Um estudo foi realizado nos locais onde, infelizmente, a imprudência de condutores resulta em acidentes até com mortes no trânsito. O objetivo da fiscalização eletrônica é fazer as pessoas respeitarem principalmente os limites de velocidade e estes índices negativos diminuírem consecutivamente”, explica o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Nesta primeira etapa, 10 pontos receberam a fiscalização eletrônica na cidade nas Avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima, Menino Marcelo, Álvaro Otacílio e Governador Afrânio Lages – conhecida como Leste/Oeste.

Fiscalização eletrônica na Ponta Verde. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Fiscalização eletrônica na Ponta Verde.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2016, foram registrados em Maceió 4.206 acidentes de trânsito: 346 na Avenida Durval de Goés Monteiro, 237 na Fernandes Lima, 125 na Menino Marcelo, 40 na Álvaro Otacílio e outros 21 na Avenida Governador  Afrânio Lages.

“São vias onde mais frequentemente acontecem acidentes de trânsito dos mais variados tipos, inclusive com casos de pessoas que vieram a óbito. Além da velocidade excessiva, a fiscalização eletrônica estará nestes locais para inibir os avanços de sinal vermelho e parada em faixas de pedestres”, esclarece o superintendente da SMTT ao afirmar que o uso deste tipo de equipamento diminuiu o número de acidentes em outras capitais do Brasil.

A fiscalização eletrônica vai englobar todos os veículos, cujos condutores cometam infração de trânsito, podendo acumular mais de um tipo para determinada situação como, por exemplo, avançar o sinal vermelho e exceder o limite de velocidade.

O contrato prevê que os equipamentos sejam realocados para outros locais, de acordo com a necessidade de remanejamento para reduzir o número de acidentes em outras vias. Além dos 10 pontos já funcionando em fase de teste – sem risco de autuação portanto, a SMTT fará a instalação de mais outros 18 nos próximos 40 dias.

As vias contarão com placas indicando a fiscalização eletrônica nos dois sentidos e antes dos equipamentos com placas sinalizando que a via está sendo monitorada pela fiscalização eletrônica. Nas do tipo de velocidade máxima permitida e lombada eletrônica, displays com luzes também facilitarão a visualização do condutor.

Na próxima semana, equipes de educadores de trânsito estarão em alguns pontos da fiscalização eletrônica para orientar condutores que ali estará funcionando de forma definitiva a partir do dia 28 de fevereiro, além do trabalho de conscientização quanto ao risco de dirigir fora do limite de velocidade.

Campanha educativa

Confira os pontos

LOCAL REFERÊNCIA TIPO
Av. Durval de Goés Monteiro Entre a Carajás e a Ultragás FIXO