logo-smtt feed

SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Fone: (82) 3315-3571

Página Inicial

Melhorias no transporte público

banner_topo

Por que a licitação do transporte público foi realizada? 

O principal objetivo do lançamento da licitação foi de regular o transporte público de Maceió de modo a melhorar a qualidade dos serviços, atendendo as necessidades de mobilidade e transporte da população. A última outorga foi concedida em 1999. As empresas terão metas a cumprir para assegurar a qualidade do serviço.

O que muda com a licitação do transporte público?

O sistema será redimensionado, com criação de novas linhas; renovação da frota com pelo menos 20% de carros zero quilômetro; 100% de acessibilidade e implantação da integração temporal, que permite a troca de ônibus sem pagamento de nova tarifa no trajeto de uma hora e meia, feito na mesma direção, em qualquer ponto de ônibus.

As empresas terão a concessão para funcionar em quatro lotes assim divididos:
– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;
– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;
– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;
– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.

mapa - ônibus - SIMM - Região por lotes e cores

A transição dos lotes acontece a partir do dia 09 de janeiro. CLIQUE AQUI e confira a relação de linhas por lote (empresas). Novas linhas foram inseridas na integração, CLIQUE AQUI e confira as que começaram no dia 30 de janeiro.

O que é o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)? 

PADRÃO APROVADO - 3-1

 

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) é a operacionalização do novo sistema que consiste na implantação da integração temporal entre as mesmas empresas. Somente com o cartão eletrônico é que os passageiros poderão fazer mais de um embarque pagando somente uma passagem no intervalo de uma hora e meia.

O cartão eletrônico pode ser adquirido gratuitamente nos postos da Transpal, que está localizada na Avenida Buarque de Macedo, 549 A, Centro, e em postos volantes montados semanalmente nos terminais e bairros da cidade.

CLIQUE AQUI e veja a lista das lojas de conveniência para a venda de créditos de passagem  no seu bairro.

OBRAS VIDEO_12 (0-00-11-25)

Quando começarão as mudanças? 

A primeira fase da implantação das melhorias previstas do edital de licitação do transporte público tem início em janeiro de 2016, com a implantação do SIMM. Nesta primeira fase, também terão início a padronização da frota com nova identidade visual,  atendimento à legislação de acessibilidade com disponibilidade de dois lugares para cadeirantes nos 50 novos ônibus e manutenção dos terminais pelas empresas.

Janeiro:  integração temporal parcial em fase de teste, início da manutenção dos terminais pelas empresas, transferência de todas as linhas para cada lote e nova tarifa.

A partir de 25/01, a Integração Temporal será implantada em fase de teste na cidade. As linhas de ônibus oferecerão o sistema de forma gradativa. Clique e confira as linhas:

25/01:

primeira-fase

30/01:

segunda_fase

 

Confira nos mapas, com quais linhas será possível acontecer a integração temporal:
Mapas – Linha Amarela
Mapas – Linha Vermelha
Mapas – Linha Verde
Mapas – Linha Azul

Observação: pagamento da passagem com a diferença do valor a partir do segundo embarque nos seguintes locais inicialmente:

  • Graciliano Ramos – Início de operação em 09/01/2016;
  • Benedito Bentes – Início de operação em 30/01/2016;
  • Eustáquio Gomes – Início a definir.

Fevereiro e março: transição dos funcionários, integração total do sistema e início da padronização da frota com previsão para término em agosto;

A segunda fase da licitação será finalizada até o final de outubro de 2016 com a reorganização das linhas de ônibus atendendo principalmente aos conjuntos habitacionais construídos recentemente. A última fase compreende a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Nesta última etapa, parte dos ônibus coletivos passam a ser alimentadores entre os bairros e as estações de embarque do VLT.

Abril: Confira como ficam as linhas, após a chegada dos novos ônibus já com a nova identidade do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió:

Lote 100 (Amarela) 

Lote 200 (Azul)

Lote 300 (Verde)

Lote 400 (Vermelho) 

Junho: Faça o download de panfletos informativos sobre o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió e tenha sempre com você qual ônibus faz integração, de acordo com a cor do veículo:

Panfleto Lote 100 (Amarela)

Panfleto Lote 200 (Azul)

Panfleto Lote 300 (Verde)

Panfleto Lote 400 (Vermelho)

Como será a nova identidade visual dos ônibus?

Até o final do ano, os ônibus vão ter a cor de cada lote, que são azul, vermelho, amarelo e verde.

Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió:

Lote 100

Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco:

Lote 200

Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra adjacências) pela Viação Veleiro:

Lote 300

Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas:

Lote 400

bg azul