Técnicos do MS encerram atividade de cooperação e monitoramento em Maceió

Redação 29/07/2021 às 12:00
Técnicos do MS encerram atividade de cooperação e monitoramento em Maceió

Durante a semana, equipe visitou equipamentos de saúde em Maceió e Arapiraca

A secretária Municipal de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, participou nesta quinta-feira (29) de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, técnicos do Ministério da Saúde e integrantes da Atenção Básica à Saúde de Alagoas, Maceió e Arapiraca.

O encontro, que ocorreu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), encerrou visita técnica da equipe do MS, que durante a semana, avaliou o panorama da Atenção Primária e conheceu a estrutura de atendimento disponível para apontar estratégias para o fortalecimento da assistência prestada nas unidades de saúde em Maceió e em Arapiraca.

Secretária Célia Fernandes participou de reunião com secretário estadual Alexandre Ayres e técnicos do MS

Para a secretária Célia Fernandes, a cooperação técnica com o Ministério da Saúde é importante para o aperfeiçoamento dos serviços prestados ao maceioense.

“Apresentamos a estrutura disponibilizada no atendimento à população e ouvimos dos técnicos do Ministério o reconhecimento ao trabalho exitoso do Consultório na Rua, que ainda este mês recebeu prêmio nacional pela capacidade da equipe em se reinventar na pandemia. Outros resultados serão colocados em um relatório técnico com as recomendações para que possamos desenvolver novas estratégias de trabalho”, afirma a secretária Célia Fernandes.

Técnicos do MS acompanharam trabalho do Consultório na Rua, premiado nacionalmente este mês. Foto: Ascom SMS

A diretora de Planejamento em Saúde da SMS, Sônia Moura, informou que durante a semana, a equipe participou de atividades de acompanhamento, monitoramento, cooperação técnica e supervisão das ações desenvolvidas, indicadores e processos de trabalho na Atenção Básica à Saúde.

“Em Maceió, a equipe visitou as unidades Básicas de Saúde Tereza Barbosa e Caic Virgem dos Pobres, as Unidades de Referência em Síndromes Gripais Jorge Duarte Quintela e Maria Conceição Paranhos, além de acompanhar o trabalho de campo da equipe do Consultório na Rua, premiado pela Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS no combate à Covid-19”,explica.

Visita técnica começou na segunda-feira (26) com reunião na SMS. Foto: Ascom SMS

O trabalho começou na segunda-feira (26), em reunião de apresentação e alinhamento do trabalho na SMS, com apresentação da metodologia e do processo de acompanhamento e monitoramento. Na terça-feira (27), a equipe esteve nas unidades em Maceió e acompanharam o trabalho do Consultório na Rua. Na quarta-feira (28), estiveram em Arapiraca, finalizando a visita com a reunião na Secretaria Estadual.

“Hoje eles reuniram todos os gestores para apresentar uma síntese do que foi observado e anunciaram que será constituído um documento com o que foi identificado, destacando os pontos em que a gente está indo bem e os que precisam ser aperfeiçoados. Ao longo da semana foi feito um plano de trabalho, que será acompanhado e monitorado pelo próprio MS, Cosems e municípios”, informa Sônia Moura.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.