Museus

Arquitetura barroca, palácios, belas igrejas e casas com sobrados seculares fazem parte da beleza do patrimônio histórico de Maceió. Os museus resguardam as histórias da capital alagoana de geração em geração.

  • Museu de Arte da Fundação Pierre Chalita – rico acervo de imagens sacras dos séculos 17 e 18. Praça Manoel Duarte, 77, Pajuçara.
  • Museu Theo Brandão na Avenida da Paz, conta a história da cultura popular de Alagoas. Possui um acervo com as mais expressivas coleções sobre a cultura e a arte popular alagoana.
  • Palácio Marechal Floriano Peixoto antiga sede do governo, transformou-se em museu, mostrando ao público suas ricas coleções de cristais, pratarias e móveis antigos em madeira e couro. Também abriga os Memorais de dois ilustres alagoanos: o poeta Lêdo Ivo e o dicionarista Aurélio Buarque. Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro.

    Palácio Marechal Floriano Peixoto

    Palácio Marechal Floriano Peixoto

  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas possui um dos mais completos acervos afro-brasileiros do País e coleção da famosa louça Marajoara e peças de etnografia de grupos indígenas amazônicos. Ladeira do Brito – Rua do Sol, 382, Centro.
  • Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho em Alagoas preserva e divulga a obra do célebre jurista alagoano Pontes de Miranda, bem como a história da Justiça do Trabalho em Alagoas. Avenida da Paz, 2076, 3º andar, Centro.
  • Museu dos Esportes  resguarda histórias de todos os esportes do Brasil, especialmente de Alagoas. Jornais desde o ano de 1920, revistas, camisas, troféus, taças, diplomas, fitas de vídeo, áudio e outros materiais que documento o esporte alagoano.  Avenida Siqueira Campos, Estádio Rei Pelé, Trapiche.
  • Associação Comercial de Maceió – abriga os museus do Comércio de Alagoas e da Tecnologia do século 20. Rua Sá e Albuquerque, 467, Palácio do Comércio – Jaraguá.

    Associação Comercial de Maceió

    Associação Comercial de Maceió

  • Casa Jorge de Lima – antiga residência do médico e poeta alagoano foi restaurada e aberta à visitação pública. Praça Sinimbu, Centro.
  • Casa do Patrimônio – Sede do IPHAN e exposição do acervo dos mestres artesãos alagoanos e do Nordeste, de Tânia de Maya Pedrosa. Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá.
  • Museu da Imagem e do Som (Misa) – possui um rico acervo de fotografias, discos, fitas de vídeo, livros e outros registros sobre a história de Maceió. Praça Dois Leões, nº 275, Jaraguá.
  • Fundação Teôtonio Vilela – Biblioteca e acervo do senador da anistia, o alagoano Teotônio Vilela. Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N – Pajuçara.

    Fundação Teôtonio Vilela

    Fundação Teôtonio Vilela

  • Visite também: Casa da Arte (Praia de Garça Torta), Museu da 2ª Guerra (Centro), Pinacoteca Universitária (Centro), Memorial à República e Museu de História Natural (Farol).

    Quer saber mais para onde ir em Maceió? Clique aqui  para conhecer passeios incríveis e apaixonantes na capital alagoana.

Esta página também está disponível em: Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol