Usuários do CadÚnico podem obter informações do serviço pela internet e aplicativo

Redação 19/06/2021 às 08:00
Usuários do CadÚnico podem obter informações do serviço pela internet e aplicativo

População tem informações acessíveis sobre os programas sociais

As mais de 133 mil famílias maceioenses inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais têm a possibilidade utilizar a internet para consultar as informações cadastrais. Os usuários podem acessar o site ou aplicativo Meu CadÚnico e não precisam se deslocar para uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Maceió para ter acesso ao cadastro, além de evitar as aglomerações que são prejudiciais à saúde da população neste período de pandemia da Covid-19.

No site Meu CadÚnico é possível acessar individualmente as informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por estados e municípios.

Usuários podem obter informações pelo site e pelo aplicativo Meu CadÚnico

As mesmas informações também podem ser obtidas por aparelhos celulares e smarthphones, através do aplicativo Meu CadÚnico. É só baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs. Para fazer a consulta, o beneficiário precisa inserir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além do estado e município de origem.

Além da opção de consulta, a ferramenta traz informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Tarifa Social, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. No aplicativo Meu CadÚnico ainda é disponibilizada a localização dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos onde o usuário está localizado.

Outra facilidade do aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Cidadania é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, código que pode ser escaneado pela câmera do celular ou smarthphone. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Agendamento na sede do Cadúnico

Atendimento presencial na sede do Cadúnico deve ser agendado. Foto:Ascom Semas

Além do 3312-5924, a sede do CadÚnico, localizada no bairro da Serraria, possui dois números de WhatsApp disponíveis: o 98882-8257 e o 98882-8212. Os maceioenses poderão agendar seu atendimento presencial pela plataforma, onde também poderão esclarecer suas dúvidas. O agendamento para atendimento presencial poderá ser feito nesses números das 8h às 13h.

Vanessa Napoleão / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h