Vacinação contra a Covid-19 movimenta unidades de saúde em Maceió

Redação 02/12/2021 às 13:20
Vacinação contra a Covid-19 movimenta unidades de saúde em Maceió

Maceioenses estão sendo atendidos de segunda a sexta por demanda espontânea

Com o avanço da vacinação na capital alagoana – sendo 82% da população adulta totalmente imunizada e 89,5% com ao menos uma dose – a Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (1º), a descentralização da vacinação contra a Covid-19 nos pontos fixos de atendimento, com aplicação do imunizante em 20 unidades de saúde da cidade. O atendimento funciona sem necessidade de agendamento.

Weverson Janderson falou sobre a importância de completar a vacinação. Foto: Bruno Wesley / Ascom SMS

A vacinação está acontecendo de segunda a sexta, das 9h às 21h, nas unidades de saúde Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Durval Cortez (Prado), Pitanguinha, Antônio de Pádua (Petrópolis), José Tenório (Serraria), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Weverson Janderson, um dos maceioenses vacinados hoje na UBS Tereza Barbosa, falou da importância da vacinação. “Completei minha imunização hoje e estou muito satisfeito, pois vou poder me divertir mais e ir a lugares que antes não podia. Além de me prevenir, vou proteger o próximo e pessoas que amo, como minha mãe e meu pai”, afirmou.

De acordo com a gerente administrativa da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, Michelle Gama, a procura pela vacinação foi positiva no primeiro dia de aplicação descentralizada. “A procura da população no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 na Tereza Barbosa foi bem significativa. Durante o dia, foram aplicadas 92 doses do imunizante, sendo a maioria aplicadas para a segunda dose. A vacinação nas unidades de saúde tem fluído porque a população tem acesso à vacinação numa unidade mais próxima de sua residência e por causa do atendimento por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento para se proteger contra a Covid”, destacou.

Fila de vacinação na UBS Tereza Barbosa. Foto: Ascom SMS

Também de segunda a sexta, das 9h às 16h, a vacinação encontra-se disponível nas seguintes unidades: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço), Roland Simon (Vergel), Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol), José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia), Cláudio Medeiros (Rio Novo), São Jorge, Paulo Leal (Feitosa), Aliomar Lins (Benedito Bentes), Arthur Ramos (Henrique Equelman), Pimentel Amorim (Salvador Lyra), Marlene Lanverly (Santa Lúcia) e UDA Unit (Cruz das Almas).

Gerente administrativa da USF Durval Cortez, Patricia Alves Marques disse que a vacinação superou as expectativas para o primeiro dia. “Por ter sido apenas o primeiro dia de vacinação, observamos que a procura foi maior do que o esperado. Fizemos a aplicação de 54 imunizantes da Pfizer e 5 doses de Astrazeneca. É bom vermos essa procura porque significa que a população está buscando se proteger contra o vírus”, comentou.

“O atendimento foi bastante movimentado, mas seguiu de forma tranquila. Foram administradas 61 doses no total”, disse a gerente do II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, Vanessa Melo.

Maria das Graças Lins foi uma das pessoas que se vacinaram hoje na unidade do Durval Cortez. Ela contou que já se infectou com a Covid-19 e comentou que sempre que pode defende a vacinação. “Eu já tive Covid, peguei do meu esposo, por isso eu vejo a importância da vacinação, muita gente não acredita e acha que não dá em nada. Eu sempre aconselho as pessoas a tomar as doses da vacina, não só por si, mas também para a comunidade como um todo”, destaca.

Maria das Graças Lins, foi uma das pessoas que se vacinaram na Unidade do Durval Cortez. Foto: Bruno Wesley / Ascom SMS

Para o gerente da Unidade de Referência de Saúde Roland Simon, Dário Cavalcante, o momento exige a união de todos para vencer a Covid-19. “Esse é o momento de nos fortalecermos. As pessoas precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, caso ainda não tenham tomado a primeira ou segunda dose. É uma responsabilidade de todos nós, cada um precisa fazer a sua parte”, enfatizou.

Para Dário Cavalcante, gerente da Unidade Roland Simon, o momento exige união. Foto: Bruno Wesley / Ascom SMS

Pontos desativados

Em consequência da descentralização e do resultado positivo na vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Maceió desativou, na quarta-feira (1º), quatro pontos de atendimento: os drive-thrus dos estacionamentos do Jaraguá e Justiça Federal (Serraria) e os pontos do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Shopping Pátio (Cidade Universitária).

Além das 20 unidades de saúde, serão mantidos os pontos fixos instalado no Maceió Shopping (Mangabeiras), que funcionará de segunda a sábado com horário estendido das 9h às 21h, além dos pontos do Terminal de Ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom), Papódromo (Vergel) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), que funcionarão de segunda a sábado das 9h às 16h.


Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.