Vigilância Sanitária capacita gerentes e funcionários de supermercados

Redação 26/09/2021 às 08:03
Vigilância Sanitária capacita gerentes e funcionários de supermercados

Comerciantes e trabalhadores do segmento recebem orientações sobre normas sanitárias e segurança alimentar

A Vigilância Sanitária de Maceió ofereceu mais um curso de segurança alimentar para representantes de supermercados instalados em Maceió. Ministrada pelo coordenador geral de Vigilância Sanitária, Airton Santos, e pela inspetora de Alimentos Rita de Cássia, a capacitação, ocorrida na sexta-feira (24), orientou sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Participaram do curso 42 integrantes de sete unidades de uma rede de supermercados instalada em Maceió.

Gerentes e funcionários de supermercados participam de curso de boas práticas na manipulação de alimentos. Foto: Ascom SMS

A capacitação orienta sobre práticas adequadas de segurança alimentar, normas sanitárias para conservação, armazenamento, exposição e fracionamento de produtos perecíveis. Comerciantes e funcionários também são orientados sobre riscos sanitários e as penalidades previstas, caso a empresa não cumpra com as normas de sanitização.

O coordenador da Vigilância Sanitária destaca a importância dos estabelecimentos seguirem as normas sanitárias e as condutas adequadas à manipulação dos alimentos, com especial atenção aos produtos perecíveis, como carnes e laticínios.

“Fazemos esse trabalho educativo para orientar gerentes e funcionários de estabelecimentos comerciais e produtores de alimentos sobre a promoção da segurança alimentar e cumprimento das normas sanitárias para eliminar eventuais riscos à saúde da população maceioense. Na última semana encerramos o ciclo de capacitações para o segmento de avícolas e seguimos com supermercados e restaurantes”, afirma Airton Santos.

A Vigilância mantém uma agenda diária de fiscalização e capacitação com a finalidade de inspecionar as condições sanitárias dos estabelecimentos e dos produtos que produzem e comercializam, orientando comerciantes e funcionários sobre práticas adequadas para manter o controle sanitário e garantir o consumo saudável.

Disque Denúncia

Os maceioenses dispõem do serviço de disque denúncia, que podem acessar caso observem descumprimento das normas sanitárias. O contato pode ser feito por meio do número 3312-5495.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.