Vigilância Sanitária inicia fiscalização em escolas municipais

Redação 08/09/2021 às 11:30
Vigilância Sanitária inicia fiscalização em escolas municipais

Fiscais passaram pelos ambientes escolares e observaram o cumprimento das normas sanitárias, qualidade da merenda e estrutura física

A Vigilância Sanitária de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (8), as fiscalizações em escolas municipais após o retorno às aulas no sistema híbrido. A Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, localizada no bairro do Jacintinho, foi a primeira escola do município a passar pela fiscalização. Em seguida, a vistoria foi na Escola Municipal Doutor Balthazar de Mendonça, também no mesmo bairro.

Fiscais passaram pelos ambientes escolares, avaliando o cumprimento das normas sanitárias. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

Os fiscais inspecionaram todos os ambientes e fizeram orientações aos profissionais das escolas sobre o cumprimento das normas sanitárias, utilizando álcool gel, máscara e fazendo o distanciamento social. Além disso, avaliaram o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) e a qualidade da merenda escolar, reforçando sobre a necessidade de observarem os prazos de validade dos alimentos e a forma adequada de armazenamento.

Funcionários receberam orientações sobre o prazo de validade dos alimentos. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as escolas que passaram pelas fiscalizações, até o momento, estão cumprindo os protocolos sanitários contra a Covid-19. “Nesse momento difícil de pandemia a Vigilância Sanitária está sendo flexível, visto que algumas escolas ainda passam por reformas e adequações para receber os alunos. Porém, estamos de olho vivo e fazendo as orientações de forma educativa. Mas, de uma forma geral, tanto as escolas estaduais quanto as municipais, estão nos surpreendendo positivamente, pois estão cumprindo com as normas sanitárias. Acredito que com a colaboração de todos a tendência é melhorar ainda mais”, afirma.

“O trabalho de fiscalização é muito importante para que alcancemos resultados positivos nesse retorno às aulas. E aqui nós estamos seguindo os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara, álcool gel em todos os ambientes e fazendo o distanciamento social”, comenta Leyde Lobo, diretora da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção.

Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

Fiscalizações continuam

As escolas estaduais retornaram as aulas no dia 16 de agosto, já as do município no dia 23. Algumas já passaram pela fiscalização da Vigilância. No último dia 24, os fiscais foram ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, onde inspecionaram a Escola Estadual Moreira e Silva e a Escola Estadual Teotônio Vilela.

As fiscalizações em escolas municipais ainda seguem na tarde desta terça-feira (8), no bairro do Tabuleiro, e também nos próximos dias. As redes estadual e privada de ensino também continuarão passando pelas inspeções.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.